00:00:00

Cidadania

Mutirão encerra o ano com mais de 50 mil beneficiados.


Mutirão da Cidadania encerra o ano com mais de 50 mil beneficiados

A 23º edição do Mutirão da Cidadania, a última deste ano, aconteceu na sexta-feira (18) no município de Pacaraima. O programa do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento (Sephd) e demais secretarias, que tem como objetivo oferecer as comunidades da capital e do interior a rede de serviços sociais do governo atendeu só este ano mais de 50 mil pessoas.

Em Pacaraima 1.500 pessoas foram atendidas com serviços de saúde, documentação básica, serviços jurídicos, palestras informativas e recreação que aconteceram na escola municipal Casimiro de Abreu. O governador José de Anchieta disse que é um compromisso "levar cidadania e dignidade para as pessoas que moram no interior e que tem dificuldade de ir até a capital para utilizar os serviços".

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e primeira-dama, Shéridan de Anchieta, disse que estava muito feliz com os resultados alcançados com o mutirão neste ano. "É com muito orgulho que encerramos as atividades do mutirão no Estado. Nesse período levamos, de forma humanizada, os serviços sociais do governo a toda população que mais necessita", afirmou.

Para Shéridan, as 32 instituições parcerias foram muito importantes para a realização desse trabalho. "Toda a equipe de governo está muito feliz por ter superado a meta de pessoas beneficiadas. Esse sucesso foi possível porque contamos com a ajuda de todas as secretarias e demais órgãos", finalizou Shéridan.

SERVIÇOS –
Na área de saúde foram oferecidos atendimentos com clínico geral, urologista, dermatologista, reumatologista, pediatra, oftalmologista, ginecologista, dentista, exame preventivo, consulta pré-natal, aferição da pressão arterial, além de vacinas e distribuição de medicamentos básicos.

Na área de documentação a população teve acesso a emissão da carteira de identidade (1ª via a partir dos 10 anos), registro civil de nascimento. Os atendimentos jurídicos ficaram por conta da Justiça Itinerante, que realizou também casamentos, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ouvidoria Geral do Estado. O INSS também participou da ação com orientações sobre aposentadoria e outros benefícios.

Vanessa de Andrade e Gineci de Andrade aproveitaram o mutirão e oficializaram os 6 anos de união. Para o casal os serviços oferecidos durante a ação do governo é muito bom e ajuda a população do interior. "Não só para nós, mas também para outros casais, que se não fosse aqui não casariam e deixariam para depois. Fazia tempo que nós queríamos casar e aqui é perto de casa e de graça", comentou o casal. Ao todo foram realizados 36 casamentos.

PARCERIA –
Desde a primeira edição o Mutirão da Cidadania conta com a parceria de várias instituições, entre elas: Base Aérea de Boa Vista, Exército Brasileiro, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça/ Justiça Itinerante, Cartório, Associação do Asa Branca – Cabeleireiros, Cedcar, Fecesti, Superintendência Regional do Trabalho, INSS, MDA, INCRA, FUNAI, Corpo de Bombeiros/ Defesa Civil, Polícia Militar, Detran, Secretaria de Educação/ DAE / Instituto do Desporto, Sesau, Sesp/ Instituto de Identificação, Seapa, Cerimonial do Governo, PNI, Sejuc, Casa Civil, Casa Militar, Segad, Secom, Iteraima, Caer, CERR e Prefeituras Municipais.

Últimas Postagens