00:00:00

Atualidade

Pesquisa mostra hábitos de jovens no país



Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE revelou como vivem os adolescentes brasileiros. E como anda a saúde deles.

A maioria tem entre 13 e 15 anos. Idade de transformação. De descobertas. E de riscos. É na adolescência que muitos têm o primeiro contato com o cigarro.

“Quando a gente vê pessoas da nossa idade fumando é em festa, é em ambientes frequentados por outras pessoas da nossa idade”, contou Anna Lacerda, de 15 anos.

Dos 618 mil estudantes que participaram da pesquisa, 24% já tinham fumado alguma vez na vida. E quase 9% tinham usado drogas.

A pesquisa também revela que o consumo de álcool começa cedo. Entre os jovens e adolescentes entrevistados, 71% disseram que já tinham experimentado bebidas alcoólicas, oferecidas em festas ou compradas.

A venda para menores é ilegal. Mas segundo os adolescentes, as bebidas são compradas em supermercados e bares. E 22% disseram que já ficaram embriagados.

A vida sexual também começa cedo. Quase um terço dos entrevistados já teve relações sexuais. A maioria sabe como prevenir doenças e uma gravidez, mas 24% não usaram preservativo.

Outra conclusão da pesquisa: o adolescente come o que não deve. No cardápio, a preferência é por chocolates e doces.

E mais da metade não pratica atividade física. Para o ministro da Saúde, os dados da pesquisa servem como alerta.

“A questão do álcool preocupa, a questão da inatividade física, que pode levar a obesidade, a mudança do padrão alimentar. É nessa faixa etária que se constroem padrões de consumo e comportamento que podem ter repercussões nefastas em relação à saúde 20, 30 anos depois”, disse José Gomes Temporão.

Últimas Postagens