00:00:00

Estrutura

Novos prédios da UERR beneficiam estudantes do interior do estado


Novos prédios da UERR beneficiam estudantes do interior do estado

 

 Começaram as construções dos novos campi da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Alto Alegre e Caracaraí. O término das obras está previsto para julho de 2010. Os recursos para a construção dos dois prédios, que somam mais de R$ 6, 5 milhões, foram liberados por meio de emenda do deputado federal Luciano Castro (PR/RR). Em São João da Baliza também está em construção mais um campus da UERR. Os recursos foram viabilizados através de emenda do deputado estadual Mecias de Jesus (PR/RR).

Luciano Castro prevê a construção de mais dois novos campi para facilitar o acesso à educação superior aos jovens. "Agora que começaram as obras em Alto Alegre e Caracaraí, estou empenhado para que tenhamos prédios da UER também em Mucajaí e Pacaraima", disse Castro.  Em breve, lançaremos a pedra fundamental da UERR em Pacaraima, pois os recursos já estão sendo alocados. No mesmo bloco da universidade estadual também vão ser construídos a biblioteca pública e a Nave do Saber, obras que vão melhorar a qualidade da educação no município.

O deputado afirmou que o conjunto dos campi da UERR beneficiará principalmente os estudantes que querem cursar uma faculdade. "As instalações que serão construídas geram uma perspectiva grande e importante para a consolidação do ensino superior no interior do estado". O deputado lembra que anteriormente o universitário tinha que se deslocar para Boa Vista e muitas famílias não podiam arcar com os altos custos da distância. Atualmente há cursos em todos os municípios que funcionam em escolas municipais ou estaduais, mas a estrutura não é adequada.

Os modernos projetos de construção dos prédios contam com recursos federais e estaduais através de parceria com os municípios. Cada campus terá 12 salas de aula, laboratório, auditório e biblioteca. Outro avanço são as políticas públicas, desenvolvidas pelo governo do estado, para implantar a Universidade Virtual de Roraima e o programa Bolsa Universitária. Para Luciano Castro, "essa nova visão de formar os universitários através do ensino a distância é um processo que beneficia a sociedade".

As novas instalações usadas pela UER serão incorporadas como propriedade das prefeituras. Os cursos da universidade estadual funcionarão nos prédios cedidos pelos municípios através de contratos firmados por convênio. "Todas essas conquistas trarão melhorias à educação dos roraimenses", prevê Luciano Castro.

Últimas Postagens