00:00:00

Saúde

Pacaraima receberá Mutirão da Cidadania na sexta-feira, 18


Pacaraima receberá Mutirão da Cidadania  

            Nesta sexta-feira (18), o município de Paracaima, norte de Roraima e fronteira com a Venezuela, recebe a última edição de 2009, do Mutirão da Cidadania, realizado pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Humana, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e demais secretarias.

A ação em Pacaraima será na Escola Estadual Casimiro de Abreu. A expectativa é realizar cerca de 1.350 atendimentos médicos, em diversas especialidades. Entre elas, ginecologia, dermatologia, urologia, oftalmologia e pediatria. O Mutirão leva atendimento médico e social às cidades do interior do Estado. Este ano, mais de 20 mil pessoas foram atendidas.

            Também haverá distribuição de óculos, medicamentos, vacinação, exames preventivos e de ultrassonografia. A equipe de médicos, enfermeiros e servidores da Sesau, chega ao município na quinta-feira, para preparação do local. Os atendimentos iniciam na sexta-feira de manhã e seguem durante o dia.

O secretário de Saúde, Rodolfo Pereira, destacou a importância das ações itinerantes. “É uma oportunidade para aquele morador, que tem dificuldade de se deslocar até capital ou mesmo de se conseguir atendimento na localidade onde mora, de se consultar com vários especialistas”, disse.

De acordo com Francisco Barbosa Monteiro, o Rico, diretor da Saúde Itinerante da Sesau, o Governo do Estado chega ao fim do ano com números expressivos de atendimentos. A Sesau atendeu quase 20 mil pessoas de janeiro até agora, sem contar com as ações desenvolvidas em parceria com a SPHD. “Quase sempre o número de pessoas atendidas supera o esperado em cada localidade. A necessidade às vezes é grande e famílias inteiras são consultadas em especialidades diferentes”, explicou.

            ATENDIMENTOS

Durante ação promovida pela SEPHD, com apoio Sesau, 1.409 pessoas receberam atendimentos médicos nos municípios de Alto Alegre e Mucajaí, nos dias 28 e 29 de outubro, durante o “Mutirão da Cidadania” e Projeto Arco Verde “Amazônia Legal”.

            Além dos municípios, o mutirão também foi levado ao Baixo Rio Branco, região onde o acesso se dá apenas de barco ou avião. Mesmo assim, o Governo de Roraima realizou, pela primeira vez, duas ações de saúde, atendendo as comunidades ribeirinhas, beneficiando quase 1.700 moradores, com atendimento ginecológico e oftalmológico, por exemplo.

Últimas Postagens