00:00:00

Disputa

Rodeio marca a programação do penúltimo dia de Expoferr


Rodeio marca a programação do penúltimo dia de Expoferr

Quem participou da programação da 38ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), no sábado (5), no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, pôde assistir a um espetáculo de alto nível: a final da disputa do rodeio, comandada por uma equipe que demonstrou que entende do riscado.

Bom mesmo, porém, não foi só a final da competição, mas torcer, com sucesso, pelo roraimense Carlos Leonel, que se sagrou campeão, com 100% de aproveitamento. Bom frisar que o menino macuxi disputou de igual para igual com consagrados peões de Barretos (SP, a terra internacional do rodeio) e de vários outros pontos do país.

O espetáculo maior foi mesmo o comparecimento do grande público, que lotou as arquibancadas e camarotes, para prestigiar mais um evento organizado pelo Governo de Roraima.

Ao iniciar a apresentação do rodeio, o locutor com voz de locutor Gleydson Rodrigues brincou com a platéia, descontraindo-a, e levando todos a participar da “ola”, criada na Copa do México, coreografada pela massa ao levantar o corpo e as mãos, de forma cadenciada, formando algo parecido com uma onda no mar.

O governador José de Anchieta disse que aquele espetáculo era uma prova de que o roraimense é um povo ordeiro, que gosta e merece uma festa como a que estava acontecendo. “O Governo do Estado não poderia frustrar esse povo na preferência que mantém pela festa que enaltece a pecuária do Estado”.

Para demonstrar a total catarse que envolvia apresentador e massa espectadora, em dado momento Gleydson Rodrigues pediu que a iluminação fosse desligada e que todos fizessem a arena brilhar usando apenas as luzes de seus aparelhos celulares.

Ao tom de uma arrefecida lua em quarto minguante, milhares de vagalumes davam o sinal de pujante vida no ambiente, ao som de ensurdecedora música própria para embalar rodeios.

Mas, como nem tudo é perfeito, o espetáculo teve também seu momento de extrema apreensão. Um enfezado boi conseguiu subjugar seu montador, o peão Assis Vando, de Ji- Paraná (RO), derrubando-o antes dos quatro segundos de prova. E o pisoteou à vontade.

Vando fora socorrido de imediato, e retirado da arena em uma maca por uma equipe conjunta do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A apreensão, porém, não passou de alguns segundos após o ocorrido. Logo o peão dava sinal de que havia aguentado o tranco e que sobreviveria, apesar de flagrantemente pisoteado.

Para encerrar o espetáculo, a disputa da prova dos três tambores na categoria mirim feminina empolgou a plateia, que aplaudiu de pé. Participaram crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade.

Um pelotão de amazonas, portando as bandeiras Nacional, do Estado, da Expoferr, do rodeio e várias outras, também abrilhantou a festa, que se encerrou por volta da meia-noite.

Com o encerramento do rodeio, a alegria não abandonou o Parque de Exposições Dandãezinho na noite de sábado para domingo. Barracas de comidas típicas e forró tomaram conta do Parque, enlevando a todos num ordeiro ambiente de confraternização. Até o amanhecer.

Últimas Postagens