00:00:00

J. R. Rodrigues:

O problema é que estão levando tudo e agora sem reação


Calma! Ainda virão mais chibatadas

Muitos acreditaram que após a conclusão do processo de demarcação da Área Raposa Serra do Sol Roraima viveria em paz. Imaginamos que depois de cedermos tudo que nos foi pedido e nos prostarmos no chão, em posição vergonhosa e delicada, poderíamos erguer nossas cabeças e começar – na prática – a viver numa unidade da federação, conforme preconiza a Constituição Federal. Ledo engano, as chibatas de nossos carrascos ainda estão em suas mãos e mais castigos estão e serão aplicados.

Endividamentos, quando sequer conseguimos respirar; uma tentativa de federalizar por completo a nossa política ambiental repassando para o IBAMA todas as prerrogativas de multar, expulsar, esfolar e deixar sem ar os já combalidos produtores locais; a promessa ainda não cumprida por completo de que após a demarcação da RSS do Sol iriam tirar a camisa de força a qual nos submeteram e a insaciável vontade de deixar parte de nossa população em mini-guetos, em pequenos territórios ocupados sob a vigília permanente de forças federais, opinião publica internacional, etc. Somos a Palestina da América do Sul.

Não se trata de ser oposição a A ou B, muito menos de querer a destruição do planeta ou de impedir o acesso a terra por parte dos sem terras, indígenas, etc. o problema é que estão levando tudo e agora sem reação. Não há mais ninguém que grite, reclame, esperneiem, etc. Todas as vozes foram devidamente, adequadas, amordaçadas, silenciadas, ignoradas. Somos um Estado de mudos, nos transformaram em zumbis. Estamos desamparados. Imprensa, parlamentares e sociedade todos foram devidamente colocados num saco, suas vozes silenciadas e suas mãos amordaçadas. Estamos sós. Não podemos contar com mais ninguém.

Isso fica bem claro agora com a nova polêmica em torno da criação de mais uma unidade de conservação ambiental em Roraima (Bonfim).O Instituto Chico Mendes realiza estudos para imobilizar mais um pedaço do Estado, ótimo que preserve, pois vamos precisar disso no futuro, mas por que as outras coisas do interesse de Roraima não avançam?

No próximo dia 12 de dezembro acontecerá uma reunião com pessoas da região e políticos para discutir o assunto, em vão, já vimos esse filme, durante mais de 20 anos, foram milhares de reuniões sobre RSS do Sol e deu no que deu. A criação do Parque é uma resposta do governo federal e das ONG’s para a tentativa de Roraima em entrar na onda do Metanol, é mais um sonoro NÃO daqueles que estão pouco se lixando para o futuro das pessoas de Roraima.

Mais 261 famílias serão enxotadas para a periferia de Boa Vista, sem receber as justas indenizações e alguns ainda terão que aplaudir tal decisão. Títulos definitivos datados de 1914, igualzinho na RSS do Sol. Contraditório para que? Avançam em Roraima apenas as iniciativas que visam sua destruição como parte de uma república chamada Brasil.

Até a conclusão do processo vamos ouvir muito que o Governo Federal recuou e  que vai estudar melhor e numa madrugada qualquer seremos apunhalado pelas costas com mais uma decisão cruel para com nosso Estado. Certamente isso não é nem o começo do planejamento político, social, econômico e ambiental que está sendo traçado para o futuro sombrio de Roraima.
Como sempre a conclusão que chegamos é que até nossa quinta geração a questão RSS do Sol estará encravada em nossas vidas, pois ironicamente muitas das famílias que serão retiradas desta nova área em Bonfim, compraram terras com as pequenas indenizações que receberam por suas propriedades seculares na RSS do Sol. Assim se cria em solo roraimense os verdadeiros sem terras, retirantes em seu próprio estado, expulsos por várias vezes de um pedaço de chão, apenas por que tiveram a infelicidade de escolher Roraima para nascer e viver. Já elegemos senadores e deputados federais sob a alegação de que defenderiam Roraima, mas agora, pela primeira vez estamos realmente abandonados, sem uma voz sequer que possa ponderar, dizer: - Já chega!, Não agüentamos mais!

* Jornalista – [email protected]

\"\"
Confraternização 2009 dos Amigos do Fonte
Dia 8, Lago Sul - Brasília

Últimas Postagens