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Acidentes

Vários fatores contribuim para trânsito perigoso em Boa Vista


Falta de sinalização correta dificulta o trânsito

 

Por Daniella Assunção

 

Vários são os fatores que contribuem para incidentes em Boa Vista, se tornem cada dia mais comum em nossa cidade. As maiores reclamações de motoristas e pedestres são quanto à falta de segurança e sinalização horizontal e vertical na maioria das ruas, fiscalização, e a maior reclamação de todas, a falta de uma ciclovia.

 

A recepcionista Helen Cristina, já viu vários atropelamentos de ciclistas na rua Princesa Isabel. Ela conta como foi a última. "Há duas semanas um carro em alta velocidade atingiu uma senhora que levava o filho na escola. Imagina se houvesse outros ciclistas, pois eles sempre andam em dupla pelas ruas. Aqui precisa de uma ciclovia urgente" diz Helen.

 

A ausência de um engenheiro de Trânsito, profissional que planeja, avalia o trânsito e a sinalização nas vida da cidade também é fator determinante no aumento da estatística de acidentes de trânsito.

 

Para o leitor Jorge Holanda, a falta de educação aliada com a ausência do poder público, são os principais fatores que aumentam a violência no trânsito. "Para se ter uma idéia da ausência do poder público no trânsito, basta observar que ao meio-dia, horário em que condutores e pedestres buscam seus filhos nas escolas, não existe guardas de trânsito nos principais pontos de congestionamento, como no caso da \'bola\' do Centro Cívico, porque os guardas foram pra casa almoçar, consequentemente as 18 horas ocorre novamente, porque terminou o expediente dos guardas" observou bem humorado.

 

 

Pedestre tem que andar em sempre em linha reta

 

Outros motivos de reclamação são as faixas de pedestres. As substituições de várias faixas de lugar pelo secretário de Segurança e Trânsito do Município de Boa Vista, Major Ronan Marinho, causou uma verdadeira anomalia no trânsito. Basta observar por exemplo, nas três principais avenidas de Boa Vista. Na cap. Julio Bezerra, ao lado do Tribunal de Justiça, o local da faixa está correto, porém, não existe a rampa de acesso para cadeirantes.  Do outro lado, de quem continua o trajeto da avenida anterior, a faixa da Ville Roy encontra-se na esquina, porém, o pedestre, terá que percorrer cerca de 50 metros para atravessar no sentido ao prédio da Assembléia Legislativa, pois a faixa a faixa antes localizada no início da avenida de quem vem do Centro Cívico- bairro, foi deslocada para a outra esquina.

 

É na avenida onde fica a sede Superintendência Municipal de Trânsito-SMTRAN, que o problema é mais sério. Diariamente, pessoas arriscam-se ao tentar atravessar fora da faixa. Antes localizada no trecho que dá acesso a agencia do Banco do Brasil, a faixa que estava em local correto foi transferida para a esquina adiante, e igualmente, a da capitão Julio Bezerra, não oferece acesso.  O pedestre que precisar atravessar em outro trecho da via, terá que andar mais de um quilômetro depois e sempre em linha reta, pois a próxima faixa está localiza ao lado da Escola Ana Libória. Também não existe nenhum acesso a SMT de quem vem do outro lado da avenida. “É engraçado que bem em frente ao órgão responsável pelo trânsito, não exista nenhum local para atravessar-mos em segurança" observou uma funcionária do SMTRAN que não quis ser identificada na matéria.

 

Placas com pouca ou nenhuma visibilidade

 

"Quando existem placas nas ruas, elas são pequenas e com letras menores ainda. Quem tem problema de vista como eu, tenho dificuldade para visualizá-las" reclamou o serigrafista Manoel Cardoso.

 

Em vários cruzamentos da cidade, não existe placas indicando a preferencial. Também são poucas as vias que indicam a velocidade permitida. "Há seis meses eu fui abalroada por um carro em alta velocidade, que perdeu o controle e subiu a calçada. Quase tive o meu braço arrancado,  já passei por três cirurgia" disse a professora Carmem Lucia mostrando a cicatriz no braço esquerdo.

 

 

Lugar de carro é na rua e não na calçada

 

Observamos todos os dias que ser pedestre em Boa Vista, é uma verdadeira arte. Mesmo sendo proibido, tanto em órgãos públicos quanto nos comércio, nos deparamos com carros estacionados em cima da calçada, obrigando o pedestre a andar na rua e correr o risco de ser atropelado. No incío do ano a Prefeitura prometeu  que essa prática iria terminar, porém até hoje ninguém foi multado e os abusos continuam.

 

"Eu acredito que aqui é o unico lugar onde os papéis se invertem com o consentimento dos órgãos fiscalizadores do trânsito. Os carros ficam em cima da calçada e o pedestre anda na rua" lamentou a caixa de supermercado Beatriz Lima.

 

Sinalização para turista

 

 Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos e sons que compõem o código de sinalização, são informações que regulamentam o trânsito. É preciso que em Boa Vista esses componentes essenciais para a diminuição dos acidentes e a garantia da segurança de condutores e pedestres seja readequada o mais urgente, pois Roraima será sub-sede da copa do mundo em 2014, e um dos requisitos exigidos pela FIFA, é que a cidade ofereça uma sinalização de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, dispondo inclusive, de uma sinalização para turistas.

 

Praticando atitudes certas

 

 Não podemos jogar apenas para estado e município, a responsabilidade pelo aumento da violência no trânsito. É muito importante praticarmos atitudes certas, conhecendo as leis e os sinais, respeitando inclusive, a sinalização para a garantia de um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.

 

PMBV

 

Procurados pela reportagem desde  segunda-feira (23), através de e-mail conforme determinação da própria Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista, para se pronunciarem sobre os critérios adotados para a sinalização da cidade e a contratação de um engenheiro de Trânsito, nenhuma resposta foi dada ao site Fontebrasil. Procuramos ainda, a Superintendência Municipal de Trânsito, e lá fomos informados por um guarda municipal que não há expediente no turno da tarde, que afirmou não existir nenhum engenheiro de Trânsito tanto na PMBV, quanto na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e setores subordinados a ela.

 

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