00:00:00

17 anos depois

A um passo de ser campeão, Flamengo prega seriedade total na “final”


Flamengo prega seriedade total na “final”
Nem mesmo a decisão da cúpula gremista de lançar apenas três titulares hoje no Maracanã deixou o time mais eufórico. Andrade garante concentração absoluta


Enviada especial


\"\"

Teresópolis — Os quatro dias de \\`retiro\\` do Flamengo na Granja Comary, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, terminaram com um inusitado treino de basquete. Nada de fundamento, esquema tático ou conversa. A chuva que castiga a cidade desde sexta-feira alagou o gramado e o máximo que o técnico Andrade conseguiu comandar ontem cedo foi uma brincadeira na quadra da concentração da Seleção Brasileira. O recreativo substituiu o tradicional rachão de véspera de jogo. A delegação desceu a serra em direção ao Rio de Janeiro depois do almoço, por volta das 13h20, e se hospedou em um hotel na Barra da Tijuca.

A semana mais longa da vida dos jogadores, regada a muita ansiedade, termina hoje, às 17h, quando o time terá a chance de conquistar o Campeonato Brasileiro que não comemora desde 1992, diante de um estádio completamente tomado e um Grêmio desinteressado, com apenas 3 titulares, e com ordens veladas de não fazer muito esforço, sob pena de ajudar o rival Internacional, que também tem chances de título. São Paulo também pode ser campeão pela quarta vez consecutiva, mas tanto o tricolor paulista quanto o colorado dependem do resultado no Maracanã. Dependendo apenas de si mesmo, pela primeira vez na competição, o líder Flamengo tem todos os números e estatísticas favoráveis ao título. A rede Globo e a Bandeirantes anunciam a transmissão da partida.

A diretoria gremista vetou jogadores da viagem ao Rio, numa clara intenção de prejudicar o Internacional. Dos ausentes, apenas Rochemback, suspenso por cartão, teria motivos para não enfrentar o Flamengo. Os demais apareceram com lesões suspeitas de última hora. Mas, independentemente da má vontade do Grêmio em jogar uma partida que não dará ao time a sonhada vaga na Libertadores, a performance do tricolor gaúcho fora de casa é pífia. O Grêmio é o segundo pior visitante do Campeonato Brasileiro. Em 18 jogos, perdeu 12, empatou 5 e venceu apenas 1. Conquistou apenas 8 pontos em 54 possíveis. A campanha fora de casa só não é pior que a do lanterna e já rebaixado Sport, que não conseguiu nenhuma vitória fora dos seus domínios, acumulou apenas 7 empates.

Para aumentar o otimismo da maior torcida do Brasil, com cerca de 35 milhões de apaixonados, o Flamengo tem um bom aproveitamento de pontos no Maracanã. Em casa, o rubro-negro ganhou 11 vezes, empatou 5 e perdeu apenas duas, garantindo 70% dos pontos disputados no Rio. A média de gols dos comandados por Andrade diante do seu torcedor também é alta, de quase dois gols por jogo – marcou 32 em 18 partidas.

“Já ouvimos de tudo. Mas, duvido que, quem for escalado para nos enfrentar domingo (hoje), vá fazer corpo mole. Quem não quer ser conhecido como o cara que calou o Maracanã?”, diz Andrade. “O Grêmio não vem ao Rio para passear.”

Nada de improviso

Sem Álvaro, suspenso por cartão, o jovem David será o companheiro de Ronaldo Angelim na zaga. Andrade testou uma formação alternativa durante a semana, com o volante Aílton improvisado na defesa e Fierro e Toró no meio, mas depois deu a entender que quanto menos mexer na estrutura tática do time, melhor.


MAIS OITO MIL INGRESSOS PODEM SER VENDIDOS
A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu ontem aproximadamente 8 mil ingressos para a decisão do Flamengo que seriam vendidos irregularmente por uma quadrilha. Existe a possibilidade de a Justiça autorizar a venda dos bilhetes para torcedores hoje, no Maracanã. “Só estou aguardando ter certeza de que esses ingressos estão dentro da previsão anterior de lotação do Maracanã e se a Polícia Militar e Civil garantem a segurança dos torcedores” disse o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter.


SAIBA MAIS
As torcidas organizadas do Flamengo vão distribuir 90 mil bandeiras vermelhas e pretas, que vão fazer um mosaico, sem nada escrito, na arquibancada do Maracanã. Além disso, cada torcedor que entrar no estádio vai ganhar um balão e haverá chuva de papel picado quando o time entrar em campo.


\"\"

  • Patrícia Trindade

Últimas Postagens