00:00:00

Entendimento

Dono de seis fazendas em Anaro decide que vai sair da terra indígena


Dono de seis fazendas em Anaro decide que vai sair da terra indígena

 O administrador regional da Funai, Gonçalo Teixeira, disse durante Reunião Ampliada do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que está ocorrendo na Casa de Cura desde a tarde de quinta-feira, que o maior fazendeiro que ainda ocupa a Terra Indígena Anaro decidiu sair da região.

Das 14 fazendas que existiam em Anaro, seis proprietários foram indenizados e já se retiraram. Como os demais não atenderam a convocação de quatro editais publicados, a Funai decidiu fazer o depósito judicial. Mas a novidade é que o fazendeiro Elenilson Cicinho, dono de 6 fazendas, procurou a administração regional e se propôs a sair da área mediante o pagamento da indenização.

Gonçalo Teixeira disse que ele foi orientado a procurar a Justiça a fim de retirar a ação para que legalmente a Funai peça o desbloqueio do recurso para o pagamento da indenização. Todas as seis propriedades foram reconhecidas de boa-fé, mas o fazendeiro não concordava com os valores das indenizações, por isso ele entrou com uma ação judicial.

Quanto todo esse processo estiver encerrado e Cicinho sair da terra indígena, segundo o administrador da Funai, vão restar somente duas fazendas para serem desinstrusadas do Anaro, uma delas onde está o rebanho de gado do arrozeiro Paulo César Quartiero, que já foi retirado da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Para retirar o gado está faltando fazer um trabalho de contagem do rebanho, trabalho este que precisa do apoio da Polícia Federal. Mas os entendimentos estão sendo feitos para que isto ocorra o mais breve possível. Concluído a retirada desse gado, restará apenas uma única fazenda, que é uma das menores da região.

A Terra Indígena Anaro ainda espera pela homologação do presidente Lula da Silva, que deveria ter assinado quando veio a Roraima, em setembro passado, mas pediu mais tempo para concluir o processo de outras terras indígenas e assim realizar o único pacote homologatório.

Últimas Postagens