00:00:00

Aids

Número de pessoas com vírus HIV é publicado nessa semana em Rorainópolis


Número de pessoas com vírus HIV é publicado nessa semana em Rorainópolis

 

Todos os anos milhares de pessoas procuram a Secretaria Municipal de Saúde de Rorainópolis em busca de preservativos. A coordenadora do Programa DST/AIDS, enfermeira Élida Barbosa Lopes, acredita que todos os dias mais de 300 camisinhas são entregues a população. “Aqui camisinha não pode faltar. Somos os maiores responsáveis pela diminuição dos casos da doença em nosso município, por isso, continuaremos trabalhando intensamente com orientações e campanhas educativas”.

A Aids é uma, doença que já matou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo desde a sua descoberta na década de 80. Hoje, o que se vê é um trabalho de conscientização muito maior do que antes sobre sexo seguro e o uso do preservativo, principalmente entre os homossexuais.

Depois de 30 anos, muitas pessoas ainda acreditam estar fora do grupo de risco, e essa não é a realidade, mesmo sabendo que o número de pessoas com Aids em Rorainópolis é relativamente baixo se comparado com a população do município que é de 30 mil pessoas, segundo o ultimo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Atualmente, em Rorainópolis, cinco casos da doença foram diagnosticados por meio dos exames. Entre os infectados, são dois do sexo masculino e três mulheres, que confirmam as estatísticas nacionais, apenas uma tem menos de 30 anos, as outras duas estão na idade entre 30 e 45 anos.

Todos os dias são oferecidos a população exames gratuitos tanto no Hospital Estadual Santa Luzia, bem como no Posto de Saúde do Município, os exames são instantâneos, leva cerca de quinze minutos para se ter o resultado. “Quando aparece aqui um caso positivo, que tem sido raridade, nós automaticamente fazemos contato com um psicólogo para que o paciente comece a fazer o tratamento. Mesmo sabendo que existem os casos em que a doença ainda não se desenvolveu e aquelas pessoas que podem ter a doença e não sabem, por isso queremos convidar todas as pessoas pra fazer o exame, é rápido e prático”, disse o secretário municipal de saúde, Raimundo Carlos de Souza.

Ano passado foram quatro casos confirmados, porém, esse ano o município teve apenas um e o número de pessoas que fizeram o exame foi consideravelmente maior que ano passado, por isso, a desde ontem, 01, Secretaria Municipal de Saúde vai executar durante duas semanas, palestras nas escolas e dar preferência aquelas pessoas que estudam na EJA que geralmente são adolescentes e senhores, todos com uma vida sexual ativa.

Para esclarecer essa triste realidade a campanha esse ano está divulgando o seguinte tema: “Não cruze os braços, a epidemia não acabou. Todos os dias no Brasil trinta morrem AIDS. 107 pacientes internados. 68 casos de AIDS são registrados. 340 pessoas se infectam pelo HIV. Não cruze os braços”.

Últimas Postagens