00:00:00

EDITORIAL

Vereadores não estão fazendo a lição de casa


De barbas de molho

Aproveitando a deixa dos 40 anos de existência da Câmara de Boa Vista, este Fontebrasil decidiu ouvir a opinião dos munícipes por meio de uma enquete. Nela, quatro questionamentos: 1) que os vereadores trabalhem mais; 2) que o roubo do cofre seja desvendado; 3) maior fiscalização de obras na cidade; e, por último, 4) menos gastos com passagens e diárias para vereadores.

Não é permitido votar nas quatro vertentes. Se fosse, seria a alternativa correta. Afinal, o que se vê na Câmara, salvo uma exceção aqui outra acolá, são vereadores pensando em si, tendo as eleições do ano que vem como o assunto mais importante. O trabalho... bom, o trabalho fica para quando tiver tempo.

O roubo do cofre é emblemático. Acaba de completar sete anos. E até hoje, nada. Nenhum vereador demonstra o mínimo interesse em desvendar tal mistério. Nenhum pronunciamento se ouve da tribuna da Casa no sentido de atiçar as autoridades responsáveis para pôr às claras aquela estripulia que tanto ibope deu.

Na questão da fiscalização de obras, nossos “edis” há muito vêm levando nota “zero”. Parece que Boa Vista é uma Glasgow, onde tudo funciona com precisão milimétrica: nenhum buraco nas ruas, iluminação pública 100%, construção do Perdidão, digo, dos viadutos da BR-174 e do Contorno Oeste seguindo religiosamente o cronograma, e por aí vai. Nenhuma denúncia. Nada fora do lugar.

Para completar, vem o quesito “gastos com passagens e diárias para vereadores”. Esse está se saindo, disparado, o vencedor na enquete, até agora. 35% dos votantes o elegeram como prioridade maior entre as quatro propostas, porque torra o suado dinheiro do contribuinte, quase sempre, em objetivos escusos ao interesse público.

Alguém duvida? Dias atrás, uma dupla de vereadores batia pernas em Brasília. Fazia périplo de gabinete em gabinete de ministros do TSE. Lobby para apear o governador Anchieta Júnior (PSDB) do cargo. Diga-se, missão nada oficial, para não dizer espúria em sua essência. Quem pagou as passagens, diárias, estadia?    

Definitivamente, esses honrados senhores não foram eleitos para isso. Será que alguém acredita que o eleitor repetirá o voto diante de tamanho descaso? A falta de compromisso chega à beira do escárnio. O bom da política é que o povo põe e o povo tira. Quem tiver barbas que as ponha de molho!

Últimas Postagens