00:00:00

AMANHÃ

Várias ações, orientações e exames estão na programa da Sesau no Dia Mundial de Combate à Aids.


Oficinas marcam Dia Mundial de Combate à Aids

Rebeca Alencar/Sesau

Para estimular a prática de sexo seguro a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realiza oficinas de prevenção em diversos pontos da cidade, em razão do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. A programação será aberta nesta terça-feira, no Hospital Coronel Mota, às 8h.

Em Roraima, segundo dados do departamento de DST/Aids, os números de incidência dos casos de Aids registrados predominam entre os homens. Em 2007 foram notificados 55 contra 24 mulheres. No ano passado foram 101 casos em pessoas do sexo masculino e 56 do sexo feminino. E até novembro deste ano há 64 homens e 30 mulheres com a doença.

Segundo a técnica da Coordenação de DST/Aids, Sumaia Dias, ainda não foi feito estudo, nem pesquisa para explicar o fato. Para prevenção ela destaca que o uso da camisinha é a forma mais segura de proteção, além do diálogo entre o casal sobre a doença. “Negociar o uso do preservativo no momento da relação sexual não funciona. Por isso, a conversa deve ser feita com antecedência”, afirma.

“Usar de forma correta o preservativo também faz parte dos cuidados, sempre que a pessoa optar pelo uso do lubrificante, o escolhido deve ser à base de água porque os lubrificantes caseiros danificam o preservativo”, explica Sumaia Dias.

EXAME

A técnica orienta que caso a pessoa tenha relações sem o uso da camisinha ela deve procurar qualquer Unidade de Saúde ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para fazer o exame. Caso o resultado seja positivo para HIV a pessoa é acompanhada por profissionais especializados e ela fará mais exames. O CD4 para medir a imunidade e a carga viral que mostra o nível de vírus no paciente. O resultado mostrará se a pessoa está com Aids ou apenas é portadora do HIV.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o Serviço de Assistência Especializada (SAE) para acompanhar o tratamento em paciente com o vírus. Sumaia alerta que os casais sorologicamente positivos devem usar o preservativo porque a carga viral de cada um é diferente, e caso tenham abandonado a proteção um dos dois vai sobrecarregar o outro, prejudicando no tratamento.  

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira a programação acontece no Hospital Geral de Roraima (HGR), Policlínica Cosme e Silva (PCS), nas unidades de Saúde, Délio Tupinambá, bairro Raiar do Sol, e do Caranã. Serão oferecidos testes rápidos e convencionais anti-HIV, preservativos e materiais educativos. A Sesau vai disponibilizar materiais educativos e preservativos para os 15 municípios do estado.

No período da tarde, acontece uma rodada de conversa sobre o assunto, na escola professor Jaceguai Reis Cunha, com apresentação do grupo teatral Macunaíma de Protagonismo Juvenil, do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”.

Últimas Postagens