00:00:00

Aids

Teste oferece vantagem do diagnóstico imediato da doença.


\"\"Prefeitura oferece teste rápido do HIV para comunidade da zona oeste

 

A equipe do programa DST/AIDS da Prefeitura de Boa Vista está oferecendo o teste rápido para diagnóstico do HIV na Unidade de Saúde Lupércio Ferreira, que funciona no bairro Pintolândia. A atividade é parte das ações de promoção em saúde da campanha 16 Dias de Ativismo Social e tem como objetivo divulgar as informações sobre a prevenção à AIDS.

O atendimento está sendo realizado das 8h às 12h e das 14h às 17h. Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode submeter-se ao teste rápido do HIV, que oferece a vantagem do diagnóstico imediato da doença.

Antes do teste, todos os pacientes recebem orientações da equipe de saúde. Caso seja confirmada a presença do vírus HIV, o paciente é encaminhado imediatamente para o tratamento.

Se o teste der negativo, a equipe de saúde reforça as informações para que a pessoa se mantenha protegida contra a doença. Na quarta-feira (25), foram realizados 54 testes rápidos. Um dos exames deu positivo e outro está sob suspeita. A amostra foi para análise laboratorial para constatação do resultado.

“O teste rápido é uma ferramenta importante para o diagnóstico de novos casos positivos de HIV, porque permite o encaminhamento imediato do paciente para o tratamento de saúde, bloqueando a cadeia de transmissão do vírus”, destacou a coordenadora do programa Municipal DST/Aids, Jacqueline Voltoline.

Segundo ela, as pessoas precisam perder o receio de fazer o teste, verificando como está a sua saúde e, principalmente, reforçando os cuidados para evitar o contágio da doença.

“Hoje a AIDS não é classificada mais como uma doença fatal e, com o tratamento adequado, o paciente pode ter uma vida absolutamente normal. O importante é saber se a pessoa está com o vírus, evitar o contágio e principalmente, utilizar sempre o preservativo em todas as relações sexuais”, explicou a coordenadora.

A Unidade também está promovendo palestras educativas e a abordagem individual aos pacientes, fazendo a entrega de preservativos e material educativo com orientações para a prevenção das DST’s.

Teste rápido – O exame é feito a partir da coleta de duas gotas de sangue do paciente, que são diluídas em uma solução que muda de cor, caso haja a presença do vírus HIV. As duas gotas são submetidas ao mesmo procedimento para confirmar o resultado. Independente disso, os pacientes com suspeita ou confirmação do HIV no teste rápido são encaminhados para a realização do teste normal, para confirmar o diagnóstico.

Últimas Postagens