00:00:00

Para policiais

Segurança recebe registros de armas de fogo



 Segurança recebe registros de armas de fogo

Durante a manhã desta quarta-feira (25), o superintendente da Polícia Federal em Roraima, Herbert Gasparini de Magalhães, entregou ao secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho um total de 520 certificados de registros de armas de fogo com validade permanente a policiais civis.

A entrega aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública, onde também participaram o secretário adjunto Cláudio Lima de Souza, o delegado-geral, Eduardo Wayner Santos Brasileiro, o delegado-geral adjunto, Uziel de Castro Júnior, o titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas, DELEARM, Alexandre Delorenzo de Souza, o delegado da Polícia Federal Fabrizio Garbi, além de diretores, delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil.

De acordo com o secretário de Segurança, a busca pela legalidade é o que norteia a sua administração, sendo a entrega dos registros de arma mais um passo para alcançar esta meta.

“O Sistema Nacional de Armas e o próprio Estatuto do Desarmamento, obrigam o cidadão que precisa portar uma arma, independente de quem seja que ao portar a arma tenha documento que lhe garanta o porte. Só pode portar arma o cidadão que está psicologicamente aprovado e legalizado pelo Estado. Isto vale para todos os cidadãos. A Polícia cobra durante a investigação o porte da arma das pessoas que está portando. Então a autoridade policial tem que dar exemplo e ter o seu documento, o seu registro de porte de arma”, disse o secretário.

Para o secretário, a diferença do registro entregue aos policiais é de que possui uso federal e permanente.

“Desta forma o policial poderá circular com o armamento em todo o País. Claro que o armamento tem que ser correspondente ao documento, que é o armamento oficial da Polícia. Se algum cidadão, agente de Polícia quiser portar outra arma, ele tem que ter o porte desta arma junto à Polícia Federal. Então este ato hoje significa mais um passo alcançado. Estamos buscando cada vez mais a legalidade de nossos atos”, disse ele.

O superintendente da Polícia Federal, Herbert Gasparini de Magalhães destacou que a instituição está cumprindo o Estatuto do Desarmamento, que é uma Lei Federal.

“Então é obrigação. É competência da Polícia Federal efetivar o registro de todas as armas pertencentes às Polícias Civis do País. Tínhamos este pedido da Secretaria de Segurança há um ano e ao assumir a superintendência uma das metas estabelecida era atender a Instituição, não por ato político, mas por uma necessidade de regularizar a vida dos policiais civis”, disse ele.
 

Últimas Postagens