00:00:00

Procuram-se Políticos * Joel Maduro

Concordo com mudanças, pois a sociedade é dinâmica não caminha sem quebrar paradigmas e muita coisa ruim e hipócrita tem que ser expurgada. Mas não dá para agüentar tanto absurdo e tanta gente despreparada querendo legislar e governar por pura e simples vontade num vazio político imensurável.



Com fulcro e ressalvas nos artigos 14º, 15º e 16º da Constituição Federal, todos têm direito de votar e ser votado. Assim o conjunto magno da excelsa norma jurídica estabelece a eqüidade política, permitindo a qualquer brasileiro que se enquadre nos requisitos ali contidos possam exercer a plena cidadania, Mas convenhamos... a democracia às vezes é escorregadia e acaba por embaçar o viés filosófico deste princípio e nos presentear um cavalo-de-tróia. Não é?

Tudo bem que todos devam exercer este direito, nada mais justo. Concordo com mudanças, pois a sociedade é dinâmica não caminha sem quebrar paradigmas e muita coisa ruim e hipócrita tem que ser expurgada. Mas não dá para agüentar tanto absurdo e tanta gente despreparada querendo legislar e governar por pura e simples vontade num vazio político imensurável.

Talvez esteja sendo antidemocrático, antiético e imoral, mas pra ser candidato a um cargo eletivo em qualquer dos poderes, o postulante teria que passar por um concurso de provas com conhecimentos gerais e específicos a este, contemplada as matérias imprescindíveis - legislação e administração pública - com os preceitos fundamentais dos: direitos, deveres e limites, estando seu ingresso vinculado pela estreita porta da competência.

Abro esta discussão porque não posso concordar com o besteirol e engolir calado o desértico discurso do candidato da vala, da rural, da kombi, da bicicleta, do sapato preto que aos berros vomita em minha sala de estar asneiras e mais asneiras. Ou digerir a hipocrisia e prepotência de um sujeito de voz mansa e bem "intencionado" dizer que vai desvendar a verdade como se verdadeiro fosse. Que fez e faz tudo, que trouxe tudo em fim, tem a bola de cristal. Pior me comover com a bela adormecida que vêm dos céus no cavalo de São Jorge trazendo consigo, todas as soluções do mundo dentro de um coração e que para tanto, emprestou o véu de Nossa Senhora e o abebé de Oxum. É mole!

É indigesto saber que a democracia que deveria ser o parâmetro para a qualidade dos justos e as balizas do - votar e ser votado - deixa seqüelas e abre um enorme fosso para quantidade de imbecis que se julgam capazes de legislar e administrar em nome de uma sociedade da qual nunca fizeram parte ou se fizeram ou fazem, nunca contribuíram em nada.

Não podemos mais tolerar os incastos e espertalhões que daqui levaram e levam; a nossa honra, a nossa dignidade, o nosso amor próprio. Precisamos exercer nossos direitos e garantias fundamentais. Se você tem o direito de ser votado eu tenho o direito de votar e não vou aceitar candidato, oportunista, prepotente, velhaco, viciado, angelical, burro e semi-analfabeto para legislar e administrar em meu nome.

Assim como eu muitos brasileiros roraimenses estão estourados de tanta gente incapaz e comprometedora no poder. Assistindo a derrocada do nosso Estado e um bando de algozes querendo se dar bem e ser mais um a desfrutar do prazer de ser o dono do poder a sentar-se no trono e defecar como se aqui fosse a privada de sua casa.

Desculpas aos bem aventurados e de boa fé, pois não quero escorregar na democracia e rasgar a CF muito menos receber um cavalo-de-tróia, pois publiquei uma nota nos classificados da ética, moral e decência com o título - Procuram-se Políticos - e ainda não encontrei nenhum candidato que mereça meu voto. Aquele que se sentir ofendido que atire a primeira pedra. Bom dia!


Jornalista Mtbe nº109/RR, 9977-9724, [email protected]

Últimas Postagens