00:00:00

CURTAS, CURTÍSSIMAS - Por Francisco Espiridião

O governador Ottomar Pinto deve inaugurar em alto estilo o prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Ene Garcez. No local, funcionou antes a extinta EsFA/PM (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Policiais Militares). O prédio está pronto, mas, por motivos óbvios, a solenidade deve ocorrer tão logo passe o pleito de 1.º de outubro.


Presença de espírito
Intervenção eficiente do tenente PM Ademildo e de um agente da Polícia Civil evitou mais um assalto à luz do dia na Capital. Bandidos que pensar trocar tiros com policiais precisam entender que a polícia roraimense é outra. Está atenta a investidas ousadas, seja de quem for. Pena que uma inocente tenha saído ferida.

Dura lex...
Segmentos envolvidos com a cultura roraimense foram pegos de surpresa pela detenção do poeta e professor Eliakin Rufino e seu irmão, Eliezer Rufino, no sábado (02). Ambos flagrados com quantidade de maconha suficiente para um ano e doze meses de consumo próprio. Além de armas.

Mata a cobra...
O candidato Coronel Chagas, um dos oficiais mais bem conceituados da briosa Polícia Militar, apresenta currículo invejável. De meter ciúme até mesmo em concorrente que postula reeleição. Peripécias comprovadas documentalmente, ele tem tudo para emplacar assento na Assembléia Legislativa, em 2007.

...e mostra o pau
Coronel Chagas foi questionado oficialmente junto à Mesa Diretora da Casa quanto a alguns itens de sua propaganda eleitoral, tal como a participação na elaboração do projeto de criação da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Apresentou documentação probatória, deixando o queixoso a lamentar o açodamento. 

Comando Geral
O governador Ottomar Pinto deve inaugurar em alto estilo o prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Ene Garcez. No local, funcionou antes a extinta EsFA/PM (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Policiais Militares). O prédio está pronto, mas, por motivos óbvios, a solenidade deve ocorrer tão logo passe o pleito de 1.º de outubro.

Números interessantes
Em todo o país, 1.671 pedidos de registro de candidatura - 8% do total de 20.732 incluídos os cargos de vice e suplentes - foram rejeitados pelos Tribunais Regionais Eleitorais país afora. Entre o requerimento de registro e o julgamento do pedido, 833 candidatos renunciaram e oito morreram. Um deles, em Roraima.

Estratosfera
O número de candidaturas rejeitadas pela Justiça Eleitoral este ano é 167 vezes maior que nas eleições de 1998, quando apenas dez registros foram impugnados em todo país, e oito vezes maior que o das eleições de 2002. Naquelas eleições, foram negados 207 registros de candidaturas.

"Sem-vergonhice"
O deputado Pastor Frankembergen (PTB) usou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira, para criticar o que chamou de "sem-vergonhice do toma-lá-dá-cá" na política brasileira. Invitou os brasileiros a votarem com a consciência no dia primeiro de outubro. Para ele, a vida pregressa dos candidatos deve ser levada em conta pelo eleitor.

Cumprindo a obrigação
Pastor Frankembergen pôs os seus pares na parede. Lembrou a todos, de forma enfática, sobre a necessidade de se votar as medidas provisórias que trancavam a pauta. "Nós somos pagos para votar." Suas excelências entenderam o recado, fazendo a tarefa de casa. Agora, os trabalhos podem prosseguir normalmente.

O fim do voto secreto
Por 393 votos e quatro abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou na tarde de hoje (terça-feira), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto para qualquer deliberação no Congresso, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

Na encolha
Deputados Adelor Vieira (PMDB-SC), Reinaldo Betão (PL-RJ) e Wanderval Santos (PL-SP), envolvidos com a máfia dos sanguessugas, se abstiveram de votar. O outro foi o deputado Pastor Francisco Olímpio (PSB-PE). A PEC será votada mais uma vez na Câmara, para depois ser submetida à apreciação do Senado.

Holofote
Com votação aberta, fica mais difícil servir pizza no parlamento. Eleitores saberão quais deputados e senadores são favoráveis à manutenção da lassidão moral, chamada vulgarmente de bandalheira. Sanguessugas a ser julgados em breve estão, é claro, desconfiados e inseguros quanto ao futuro político.

Engodo & Cia Ltda.
Enquanto o programa eleitoral de Lula afirma que as pesquisas do biodiesel começaram em julho de 2003, o site
http://www.biocombustiveis.com.br/ informa que os primeiros estudos datam da década de 70. Há ali foto da inauguração de um posto experimental em 1980.

Bom exemplo...
Extensa fila pode seguir o exemplo do TRE do Rio de Janeiro, que rejeitou o pedido de candidatura à reeleição do deputado federal envolvido com o escândalo dos sanguessugas Paulo Baltazar (PSB/RJ).

... a ser seguido
Motivo: por cinco votos a um, os juízes do TRE carioca decidiram que havia fortes indícios de vida pregressa inidônea do candidato. O TSE confirmou a decisão do TRE/RJ. No TSE, o relator foi o ministro Marcelo Ribeiro.

Moralidade
Soa imoral o fato do candidato condenado por um Tribunal de Contas por comprovada improbidade administrativa, ao recorrer da sentença, fique livre para concorrer a cargo público. Num país sério isso seria inconcebível. É possível rever o quadro, mesmo sem mudança na Constituição.

Saindo pela tangente
Enfastiado do PT, partido que criou havia 25 anos, principalmente pelo mar de lama em que se meteu depois que chegou ao poder, Lula estaria costurando acertos para a criação de uma segunda agremiação partidária. Um dos "companheiros" certos nessa nova empreitada seria o governador de Minas, o hoje tucano não convicto Aécio Neves. (Alerta Total).

Quem diria...
O xerifão do PT, José Dirceu, e outras figuras impolutas do partido poderão ser submetidos à justiça de primeira instância, juiz comum. Maior humilhação, impossível.

Versículo do dia:
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5.6-7)

 

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens