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Horário eleitoral falido - FERNANDO RODRIGUES

O horário eleitoral em rádio e em TV é possivelmente uma das formas de financiamento público mais democráticas no mundo ocidental. A sociedade paga para que os políticos tenham espaço na mídia eletrônica. A idéia é que exponham suas idéias. Na prática, como se sabe. Dá tudo errado.



BRASÍLIA - O horário eleitoral em rádio e em TV é possivelmente uma das formas de financiamento público mais democráticas no mundo ocidental. A sociedade paga para que os políticos tenham espaço na mídia eletrônica. A idéia é que exponham suas idéias. Na prática, como se sabe. Dá tudo errado.
Nas disputas pelos 27 governos locais e na eleição presidencial foram quase nulas as mudanças do humor do eleitorado depois da propaganda eletrônica. A exceção mais visível foi o Ceará, com um novo favorito na disputa local. Muito diferente do que se imagina, o horário eleitoral não é gratuito. As emissoras abatem grande parte de suas perdas na hora de pagar imposto. Não há valor oficial, mas a estimativa modesta é de R$ 500 milhões de renúncia fiscal apenas em anos eleitorais.
No atual modelo, é dinheiro jogado pela janela. Não há como um candidato a deputado expor suas idéias em apenas cinco segundos. Só em São Paulo, 2.877 políticos registraram suas candidaturas para deputado federal e estadual. Será impossível conhecer a feição facial de todos eles durante os 45 dias de propaganda na TV.
O financiamento público desse tipo de propaganda não está errado na essência. Nos Estados Unidos, a maior democracia já consolidada no planeta, cerca de 50% de todo o gasto de campanha são para pagar o tempo usado pelos candidatos no rádio e na TV -com dinheiro privado. Não é ruim que a sociedade brasileira pague do seu bolso para evitar a abertura de um novo flanco de lobby sobre os políticos.
Mas há um esgotamento no modelo. Pior. Não existem propostas para valer de alguma alteração que permita, pelo menos, que o dinheiro público seja bem gasto. Em quatro anos estaremos todos falando novamente do mesmo assunto.

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