00:00:00

CURTAS, CURTINHAS - Por Francisco Espiridião

A investigação sobre o descaminho de gasolina da Venezuela entrando em Roraima está em compasso de espera. Faz tempo que a PF e a PRF não apreendem uns litrinhos, para felicidade ampla, geral e irrestrita dos pampeiros. Já se sente falta da notícia na imprensa local .


Porteira aberta
A investigação sobre o descaminho de gasolina da Venezuela entrando em Roraima está em compasso de espera. Faz tempo que a PF e a PRF não apreendem uns litrinhos, para felicidade ampla, geral e irrestrita dos pampeiros. Já se sente falta da notícia na imprensa local .

Traquinagem
A rádio La Frontera, com sede em Santa Elena de Uairém, perdeu o rumo. Antes, tocava músicas caribenhas de boa qualidade. Há mais de um mês embala propaganda política da "braba". Habla para los brasileños de alén frontera, mas que votam em território brasileiro. Por supuesto.

Onde está o dinheiro?
A campanha política deste ano não empolga ninguém, mesmo com o horário político. Não saiu às ruas, como ocorria um mês antes do pleito em épocas remotas. Pouquíssimos carros ostentam bandeirolas de candidatos. Pouca gente bandeirando nos cruzamentos. É a falta de recursos, outrora abundantes por conta de falcatruas & Cia Ltda.

Direito Agrário
Coordenado pelo juiz Alcir Gursen De Miranda, o 12º Seminário Nacional de Direito Agrário se encerra hoje (01/09), no salão de convenções do Aypana Plaza Hotel. Para o estado, a questão agrária ainda é um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento.

Especializada no campo
Roraima poderá ter duas delegacias de polícia especializadas de conflitos agrários. Uma em Boa Vista e outra em Rorainópolis. O projeto está em exame no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Sugeridas pelo MDA, as delegacias terão 90% dos recursos oriundos daquele ministério. Ao estado caberá a contrapartida de 10%.

Paraíso às avessas 1
A política partidária, da forma como está, é assim: qualquer menino de sete, oito anos de idade cresce pensando em ser político. Para tanto, não precisa estudar. Qualquer apedeuta pode se candidatar. Até para presidente da República. Não temos um lá hoje?

Até quando?
Os bancos têm-se revelado continuamente os algozes do indefeso usuário. Metem a mão quando o assunto é taxas cobradas. Tem taxa até para o saque em caixa eletrônico. Em contrapartida, obrigam os correntistas a "morrer" nas filas de espera. Tudo sob as bênçãos de um governo que se diz do trabalhador.

Paraíso às avessas 2
Não deveria ser assim, mas, hoje, política partidária é a profissão que permite ao sujeito roubar, meter a mão na m... e ficar tudo por isso mesmo. De quebra, ainda pode falar abertamente na TV, como qualquer artista. Melhor que isso... bom, sei lá...

Apocalipse now!
Não é por nada não, mas já repararam que a PF está prendendo meio-mundo? Será que a podridão tomou conta mesmo do estado brasileiro sob a batuta do PT, ou é algum ministério que carece de revelação urgente, tal como uma certa dose de perseguição eleitoreira? Mistério...

Nem te ligo
E ainda tem roraimense que vota em Lula. Ele que fez o carnaval na Terra de Makunaima, desrespeitando toda classe política local, abandonando o estado à própria sorte e sequer se interessou em ver o estrago que fez por aqui. Já foi á África ene vezes. Em Roraima, depois de presidente, nunca pôs os pés.

Espetáculo do crescimento
O governo Lula amarga estes dias o insucesso imposto pela política do "vamos-fazer-de-qualquer-jeito-para-ver-aonde-vai-dar". Sem qualquer planejamento, o resultado é a involução. O país experimenta crescimento pífio. Nada que possa justificar o sentimento altruísta do início do governo, quando Lula prometia gostosamente o "espetáculo do crescimento".

Desânimo
Isso dá margem a um sentimento maior de desânimo, muito bem representando pelo senador Jéferson Peres (PDT-AM). Em Roraima, não há pesquisas a respeito, mas é visível que a coisa não anda bem. Falta emprego, falta educação, falta saúde. E a culpa, por certo, não é só do governo estadual. Faltam políticas públicas em nível nacional.

Declaração de Isento
Começou hoje (01/09) o período para a declaração de isento junto à Receita Federal. Estão obrigados a declarar todos os brasileiros que tiveram renda inferior a R$ 13.968 no ano passado, tenham CPF e não foram incluídos como dependentes de outros contribuintes na declaração anual do IR deste ano. O prazo termina em 30 de novembro.

Formulário on-line
Um batalhão de 63 milhões de brasileiros está convocado a declarar. A forma mais simples de declarar é pela internet, na página da Receita Federal,
www.fazenda.receita.gov.br. O formulário está on-line e não é necessário fazer o download. A falta de declaração pode provocar a sustação do CPF.

Carta marcada
Começa a novena de reclamações dos índios da reserva Raposa Serra do Sol. A Funai, como se sabia de antemão, não dispõe de recursos suficientes para manter as estradas trafegáveis, principalmente depois de um rigoroso inverno, como o que castigou o estado.

De cortar coração
Antes da homologação da Raposa Serra do Sol, muitos fazendeiros foram obrigados a abandonar suas propriedades. Antes produtivas, passaram a zona mal-assombrada. Casarões se deteriorando, sem qualquer serventia. O mesmo vai acontecer com as propriedades desocupadas ultimamente. Uma pena.

Perguntinha à toa:
Será que os políticos que propõem hoje a implantação de entreposto de cana-de-açúcar no estado como forma de alavancar o desenvolvimento de Roraima aceitariam ter os filhos empregados na "palha da cana"? Açúcar mata. Veja a Veja.

Versículo do Dia
"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho da malhada seja exterminado e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.17-18).

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens