- 23 de julho de 2025
Cara de pau e "butecos"
Não é de hoje que Romero Jucá é chamado de cara de pau no meio político. Agora, nessa campanha para o governo do estado ele se superou. Assumindo que o nome Jucá está batido e mal visto, Romero, agora, é só Romero. Abortou o Jucá como se um não fosse o outro.
À reboque, Teresa também é só Teresa. Em alguns bairros, é "Tetê Buteco", por causa das grandes obras sociais que realizou construindo um sem número de bares e "butecos" pela cidade.
Gringo na linha
O Ministério da Saúde está com relatório pronto apontando erro administrativo grave por omissão da direção de hospital em Roraima. Processos de licitação repetidos por ordem de "Doctor Gringo" prejudicaram o andamento dos serviços.
Impostos
A arrecadação de impostos pelo governo federal não pára de crescer. Mesmo com as isenções fiscais concedidas a alguns setores da economia, o recolhimento de impostos em 2005 encostou em uma marca inédita: 18% do PIB, o total das riquezas produzidas no país. "O número final ainda depende de alguns ajustes", diz o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. "Mas, certamente, ele ficou entre 17,6% e 17,9% do PIB." Isso representa, no mínimo, um aumento de 0,5% em relação a 2004. Trocando em miúdos, significa que R$ 10 bilhões a mais saíram do bolso de trabalhadores e empresários para os cofres da União. Apesar da cifra bilionária, Rachid acha pouco. "Não é nenhuma sangria", diz o secretário.
Morte na banda Calypso
Depois de passar quatro dias internado em unidades de Terapia Intensiva (UTI), o dançarino Frank Maia Viana, 24 anos, morreu às 10h15 de ontem. Na madrugada da última quinta-feira, o integrante de uma das bandas mais populares do país, o grupo paraense Calypso, caiu da varanda do quarto andar do hotel Águas Claras, em Luziânia (GO), a 60km de Brasília. O conjunto foi a principal atração da XVI Exposição Agropecuária do município, realizada entre os dias 15 e 20 de agosto.
Enrolados
O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que repasse ao Ministério Público Federal (MPF) listagem com os nomes de todos os "privilegiados" ocupantes de cargos de natureza especial (CNEs) da Casa, quanto ganham e onde estão lotados.
Enrolados 2
Muitos são funcionários fantasmas e têm parentesco com os parlamentares. A farra dos CNEs custa à Câmara R$ 20 milhões por ano. Esses cargos foram criados inicialmente para suprir uma deficiência de pessoal nas áreas administrativas e técnicas da Casa. Ao todo, 149 deputados e 24 ex-parlamentares indicam servidores e apadrinhados para acomodar nos gabinetes dos deputados, escritórios políticos e lideranças. O campeão de nomeações é o primeiro-secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PL-PE), com 55 cargos.
Paixão terrorista
eria a cantora Whitney Houston, 43, a paixão secreta de Osama bin Laden? Kola Boof, uma mulher sudanesa de 37 anos que afirma ter sido escrava sexual do líder da Al Qaeda, garante que sim. Em sua autobiografia, "Diário de Uma Jovem Perdida", Kola escreve que Bin Laden se sentia tão atraído pela cantora norte-americana que a um certo ponto pensou em pagar um assassino de aluguel para matar o marido dela, Bobby Brown. O livro estará à venda em setembro nos Estados Unidos.