- 18 de julho de 2025
Por FRANCISCO ESPIRIDIÃO
Desvairados
É preciso muito estômago para agüentar tanta demagogia, tanta auto-adulação ao longo do "show" dos candidatos na TV. Propostas de verdade, nenhuma. Candidato falando de si, se não se estiver de olho no vídeo, pensa-se tratar-se do próprio Deus. Não casa a palavra com a pessoa. Despautério total!
O sujo e o mal-valado
Não se vê o túnel, muito menos uma luz em seu final. Votar em quem? Em nível nacional, Lula e Alkimin são verso e reverso da mesma moeda. O sujo e o mal-lavado. HH não passa de factóide. Nada muito diferente do cenário local.
Crescimento X emprego
Roraima é o estado que mais cresce em termos demográficos no país. A população incha em nada menos que 15 mil pessoas a cada ano. Nove mil só migrantes. No mínimo quatro mil em idade de inserção no mercado de trabalho. Haja políticas públicas e investimentos na iniciativa privada para empregar tanta gente!
Debate, eu?
"Entrevistado pelo Jornal Nacional, o candidato à reeleição (Lula) parecia um meliante aprendiz submetido ao detector de mentiras na polícia de Los Angeles. Sudorese, tremor nas mãos, pés agitados de baterista, palavras trocadas, pele pálida - foi feia a coisa." (JB deste domingo).
Transferência de renda
Está justificado o lucro exorbitante dos bancos. Pelo total do crédito recebido em 2005, as pessoas físicas pagaram 44% a mais só por conta dos juros. Para R$ 155,2 bilhões em crédito, os tomadores foram obrigados a pagar R$ 67,6 bilhões de juros. (Folha de S.Paulo - Dinheiro - domingo).
Desaquecimento
Essa transferência desumana de renda ao setor financeiro tem reflexos diretos no desempenho da economia. Os números indicam tal tendência. No primeiro semestre de 2006, as vendas de bens duráveis cresceram 9%. No mesmo período de 2005, o volume foi duas vezes maior, 19,7%. (Idem)
Responsabilidade Fiscal 1
As fraudes promovidas pela organização criminosa que atuava em Rondônia fizeram os gastos com pessoal no Legislativo, no Judiciário e no Ministério Público Estadual atingirem o maior nível de todo o País.
Responsabilidade Fiscal 2
No ano passado, segundo dados da Controladoria-Geral do Governo de Rondônia, a despesa de pessoal dessas instituições bateu o recorde de 18,13% da receita estadual - bem acima do limite máximo de 11% permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Responsabilidade Fiscal 3
Apesar do descumprimento da Lei Fiscal já durar vários anos, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE), encarregado de fiscalizar essas despesas, vem sistematicamente fazendo vista grossa para a irregularidade. O próprio TCE vem estourando seu limite, gastando mais do que 1,04% da receita permitido pela lei.
Roraima a caminho
O TCE de Roraima também tem seu orçamento estourado em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal. Aqui, apesar de não se ter notícia de desvios de recursos, os gastos superaram o permitido em 0,26%, de acordo com o Relatório de Gestão Fiscal Maio/2005 a Abril/2006.
Cai o véu
O bandido-mor Luiz Antônio Vedoin (Planan) continua a escalada de implosão de personalidades acima de qualquer suspeita. Ao invés de estar atrás das grades, agora ele entrega aos leões mais um, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Fazia parte da máfia dos sanguessugas. Quem diria!
Vergonha 1
A situação do outro Brasil, mais chegado ao Haiti, é triste e desesperador. O Fantástico deste domingo mostrou uma pequena parcela dessa dura realidade. Crianças se vendendo por uma lata de sardinha. Tudo no reduto onde o presidente-candidato tem hegemonia total.
Vergonha 2
O pior nesse quadro dantesco é ver, na outra ponta, parlamentares - pelo menos 1/3 do Congresso - atolados até o pescoço no mar de lama da ladroagem. Sem precedente no país. O nível de indignação beira a tênue linha do tolerável. Sem mudança rápida, o perigo é calejar, tornar-se natural.
Cleptocracia
Vive-se hoje no Brasil não a democracia, mas sim a cleptocracia, o regime em que os bandidos usam a corrupção sob as instituições do Estado para atingir seus objetivos. Luiz Antônio Vedoin que o diga. O jornalista Jorge Serrão, do blog Alerta Total: "Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito".
Versículo do dia:
"Sede perfeitos como perfeito é o vosso pai que está nos céus" (Mateus 5.48).
E-mail: [email protected]