00:00:00

CURTAS, CURTÍSSIMAS - Por Francisco Espiridião

Integrantes da coligação "Solução Para Roraima", formada pelo PT, PPS e PTC, acreditam emplacar três deputados estaduais. O ex-governador Flamarion Portela (PTC) é único tido como favas contadas no grupo.


Briga boa
Integrantes da coligação "Solução Para Roraima", formada pelo PT, PPS e PTC, acreditam emplacar três deputados estaduais. O ex-governador Flamarion Portela (PTC) é único tido como favas contadas no grupo. A briga será acirrada entre os demais concorrentes. Boa probabilidade em favor do jornalista André Vasconcelos.

Basta!
Não foi desencanto com as estripulias praticadas pelo seu partido, o PT, ao longo dos três anos e meio de governo Lula, que fez o atual presidente regional, deputado estadual Titonho Beserra, desistir de postular reeleição ou qualquer outro cargo neste pleito.

Dedicação aos estudos
Titonho se declara cansado da vida pública. "Quero me dedicar aos estudos. Estava me sentindo ultrapassado". Somando o tempo de Sinter, Câmara Municipal e Assembléia Legislativa, o petista fecha dez anos de mandato. Ao todo, 22 de militância política. Decisão tomada em outubro do ano passado. 

De orelha em pé
Parágrafo 10 do artigo 14 da Constituição Federal: "O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude". Há quem não acredite na necessidade da observância do item "transitado em julgado".

Haximu 1
Garimpeiros Pedro Emiliano Garcia, Eliézio Monteiro Neri, João Pereira de Morais e Juvenal Silva continuarão no antigo endereço. Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Foram condenados em sentença proferida pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, pelo crime de genocídio (extermínio de grupo étnico) contra o povo Yanomami, em agosto de 1993. 12 mortos ao todo.

Haximu 2
Por unanimidade, o Pleno do Supremo Tribunal Federal, reunido na última quinta-feira (3), decidiu confirmar a sentença aplicada por Catta Preta, entendendo tratar-se de caso de competência de juiz singular. Os quatro pegaram de 19 a 20 anos de prisão. Pelo massacre, 22 pessoas, entre garimpeiros e pistoleiros, foram denunciadas. O crime teve repercussão internacional.

Haximu 3
Na época (1993), muita lambança em torno do caso. A imprensa internacional chegou a divulgar que havia mais de 70 índios mortos. Comissão do Congresso Nacional veio a Roraima, e esteve no local do crime, sem afirmar com segurança se se tratava de território brasileiro ou venezuelano. 

Reintegração de posse 1
A Justiça Federal de Roraima julgou-se incompetente para analisar a ação de reintegração de posse impetrada pelo coronel PM-RR José Wilson da Silva, dono da fazenda São José, localizada na região Baixo Surumu, município de Normandia. Encaminhada à apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF), a ação será relatada pelo ministro Carlos Ayres Britto.

Reintegração de posse 2
A fazenda do coronel Wilson foi invadida pelos índios da maloca Maturuca, em agosto de 2004. A ação tem como réu o Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização não-governamental que congrega indígenas das etnias Taurepang, Macuxi, Wapixana, entre outras. O advogado do militar sustenta que a fazenda está fora da área demarcada da reserva Raposa Serra do Sol. 

Fio da navalha 1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gosta de meter os pés pelas mãos. Lembram quando estourou o escândalo do mensalão via corrupção nos Correios? O principal acusado na época era o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Lula disse que metia a mão no fogo pelo amigo. Deu no que deu.

Fio da navalha 2
A história pode se repetir. Tudo indica que o senador Aloísio Mercadante (SP) está atolado até o pescoço na máfia dos sanguessugas. Mesmo assim Lula disse: "Continuo sendo seu cabo eleitoral". Parece gostar de uma relação íntima com o perigo.

Sabão Omo
Se a palavra de Luiz Antônio Vedoin tiver validade, o deputado Luciano Castro (PL) pode respirar aliviado. O homem o inocentou, assim como a nove outros denunciados no escândalo dos sanguessugas. Entre eles: Laura Cardoso (PFL-RJ), Benedito de Lira (PP-AP) e Paulo Magalhães (PFL-BA). Todos enlambuzados por engano.

Se a moda pega...
Deputada colombiana Sandra Ceballos propôs no Congresso de seu país a instituição da prisão perpétua para os homens que batem nas mulheres. Em 2005, as autoridades colombianas registraram mais de 37 mil casos de lesão corporal provocadas por brigas de casais. Em 34 mil deles, a vítima foi a mulher. (Fonte: IML colombiano).

Pensando bem...
Já que prenderam os presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário de Rondônia, por que não fazer um pacote só e tirar de tempo todas as autoridades useiras e vezeiras em praticar estripulias que estouram sempre na cabeça da população? Tudo bem, não haveria lugar para recolher tanta gente...

Perfumaria
É impressionante nossa superficialidade diante de temas tão relevantes. O país em geral e o estado de Roraima, em particular, respiram clima de eleição. Mas o que se tem visto são candinhas e candinhas. Nenhuma proposta concreta de governo. Nem lá nem cá. E, pelo visto, o horário político gratuito no rádio e TV também não deve acrescentar muito. No ar, um cheiro de enxofre. Como torço para estar errado!

Versículo do dia:
"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia (tardia) que rega a terra." (Oséias 6.3).

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens