00:00:00

PROPOSTA DECENTE - Márcio Accioly

Se os transformadores instalados no Terminal do Caimbé forem novos, comprados zerados na loja, nunca mais escreverei qualquer artigo apontando falcatrua cometida por sua excelência, neste país em que os homens de bem são amordaçados e os ladrões ditam normas e regras.


Na próxima segunda-feira, dia 08, completar-se-ão exatos dois meses que entrei com representação, na Câmara Municipal de Boa Vista, efetuando grave denúncia e solicitando a seu presidente, vereador José Reinaldo Pereira da Silva, "a imediata instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito".
Os fatos que a motivaram já foram amplamente veiculados e, inclusive, ensejou "Direito de Resposta" por parte da ex-prefeita Teresa Jucá (PPS) e seu marido, senador Romero Jucá Filho (PMDB), onde não se firmou lé com cré.
Eles dizem respeito a depoimento prestado por Cláudio Roberto Firmino de Oliveira, ali qualificado como engenheiro eletricista, apontando desvios monumentais na construção do Terminal de Ônibus do Caimbé, tais como a retirada de cinco centrais de ar condicionado, entre outros itens, além de um transformador de 75 kva.
Os documentos existentes são irrespondíveis, pois fica bem claro que a então prefeita, juntamente com o senador Filho, meteram as mãos em recursos financeiros oriundos de convênios celebrados entre a Prefeitura Municipal de Boa Vista e instituições federais, como Suframa e Ministério de Integração Nacional.
No "Direito de Resposta" que a nada respondeu, alegou-se que Cláudio Roberto não possui diploma de engenheiro, como se para testemunhar a respeito de um crime qualquer fosse necessário exibir, com antecedência, graduação em qualquer nível.
No Brasil, políticos desonestos se mostram viciados em buscar desqualificar testemunhos, utilizando-se de pretextos dos mais estapafúrdios e irrelevantes. Eles acreditam, dessa forma, ser possível jogar cortina de fumaça nos olhos da população, acobertando vergonhosos desmandos.
É como se alguém que escrevesse determinado artigo, ou emitisse opinião em qualquer publicação, estivesse obrigado a publicar cópia do diploma ao lado, garantindo, assim, perfeita credibilidade. Como seria bom se a maioria dos mandatários desse nosso desmoralizado país pudesse exibir histórico limpo e vida sem mancha.
Não se compreendem os motivos pelos quais a Câmara Municipal ainda não se manifestou acerca da representação, pois os fatos são graves e de facílima comprovação. Afinal, os vereadores devem representar, em tese, os interesses do município.
Bastaria, apenas, que fosse determinada a realização de perícia no Terminal, comprovando-se, inicialmente, se os transformadores que lá se encontram são de segunda mão e imprestáveis. Eu proporia ao senador Filho o seguinte acordo: vamos fazer uma perícia isenta e oficial.
Se os transformadores instalados no Terminal do Caimbé forem novos, comprados zerados na loja, nunca mais escreverei qualquer artigo apontando falcatrua cometida por sua excelência, neste país em que os homens de bem são amordaçados e os ladrões ditam normas e regras.
Em contrapartida, sua excelência assumiria o compromisso de renunciar ao mandato, caso os transformadores sejam mesmo velhos e imprestáveis conforme assegura Cláudio Roberto em seu depoimento à Procuradoria da República em Roraima (Ministério Público Federal).
O que não é tolerável é a permanência da dúvida. O senador sabe que se a ex-prefeita Teresa Jucá for eleita senadora, o caso irá subir para o Supremo Tribunal Federal e a impunidade estará garantida. A juventude, os estudantes universitários, os trabalhadores, conscientes de seus deveres, exigem o esclarecimento desse assunto.
Como pretender um novo mandato, sob as luzes de tão desonrosa acusação?

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens