- 23 de julho de 2025
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto (Secd), através do Departamento de Ensino, realiza neste sábado, 5, a formatura de mais uma turma do Proformação - programa de capacitação voltado para professores que não têm o Magistério. Vinte e dois formandos estarão recebendo o diploma na solenidade que será realizada na Associação Comercial de Pacaraima.
No sábado, 29 de julho, já havia sido realizada a formatura de 39 cursistas do Proformação no município de Alto Alegre. Outros 12 municípios interioranos têm turmas de capacitação pelo programa em andamento, com formatura prevista para setembro.
O programa tem um amplo raio de abragência. Cada um dos formandos deste sábado é professor de turma com cerca de 35 alunos. No total são mais de 700 estudantes atingidos positivamente com o resultado dos conhecimentos pedagógicos adquiridos pelos docentes capacitados.
"O curso ensinou aos docentes uma maneira diferente de ministrar aulas, deixando de lado a pedagogia do giz e do apagador e melhorando o processo de ensino/aprendizagem. Os alunos passaram a ter seus conhecimentos valorizados", registrou a coordenadora do Proformação no Estado, Metânia Guedes.
A chefe do Departamento de Ensino, Ivonice de Sousa, disse que a disponibilização desses cursos no Estado é um esforço do governo, através da Secretaria de Educação, de promover a capacitação dos professores, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino no Estado.
"Nós estamos empenhados em melhorar a qualidade do ensino na Capital e no Interior", destacou a professora Ivonice. Ela afirma que há projetos de novas capacitações a serem ministradas por todo o Estado para promover a qualificação dos profissionais do Magistério.
Iniciativa exitosa do governo brasileiro que recebeu reconhecimento internacional, o Proformação tem apresentado bons resultados em todos os estados, sendo que Roraima foi destaque por nacional devido ao empenho da tutora pacaraimense Maria do Carmo Guerreiro.
"O programa promoveu uma revolução na forma dos nossos professores ensinar e na melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem dos nossos alunos", disse Metânia Guedes. Além do Brasil, o Proformação também é ministrado para professores de países africanos de língua portuguesa, como é o caso de São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste.