Ambulâncias
O informativo mensal - Ano III - n.º 4 da deputada federal Maria Helena (PPS) traz na capa informação de que, graças à sua ingerência, os municípios de Cantá e Uiramutã receberam, entre outros benefícios, ambulâncias. Nenhuma indicação de que tenham sido superfaturadas. Nada a ver com a máfia dos sanguessugas.
Pesquisas Energéticas
No mesmo informativo, a deputada Maria Helena ressalta que recursos da ordem de R$ 1,5 milhão serão liberados ainda este ano para a conclusão do Núcleo de Pesquisas Energéticas da UFRR. O reitor Roberto Ramos despachou com a deputada, em Brasília. A primeira parte dos recursos foi liberada no ano passado: 1 milhão de reais.
Batistas em festa
A primeira noite da série de conferências de aniversário da Igreja Batista da Liberdade, ontem, foi marcada por magnífica mensagem, proferida pelo pastor Davi Baeta Mota, da Primeira Igreja Batista de Moça Bonita, no Rio. Puxou-nos a orelha. Mas sentimos muito a falta de evangélicos-políticos-traquinas. O tema: "Andar com Deus". A série prossegue até a noite de domingo.
Funai na berlinda 1
Nada mais questionável hoje que a existência da Fundação Nacional do Índio como órgão tutelar dos silvícolas brasileiros. A saúde há muito foi entregue à Fundação Nacional da Saúde; seus agentes não têm poder de polícia para impedir a invasão das reservas; não interfere na questão da educação escolar diferenciada etc.
Funai na berlinda 2
Não é à toa que índios das etnias Kaiadi e Xokó bloquearam a entrada do prédio da entidade, em Brasília, no dia 25 do mês passado, impedindo a entrada dos servidores. As reivindicações: exoneração do presidente Mércio Pereira Gomes e nomeação de um índio para o cargo. O Ministério da Justiça fez ouvidos de mercador.
Ocupação da Fronteira 1
Relevante o empenho do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) no Congresso. Teve projeto sobre criação do Programa Fronteira Agrícola Norte, de sua autoria, aprovado esta semana na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.
Ocupação da Fronteira 2
O projeto visa incentivar atividades agropecuária e extrativista nos municípios dos estados da região Norte, que detêm quase 70% das fronteiras secas do Brasil. Mozarildo acredita que a fixação do brasileiro na faixa de fronteira é garantia da soberania nacional.
Cidade em polvorosa
O presidiário Telmar Mota escafedeu-se da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, provavelmente na tarde de ontem. Considerado preso de alta periculosidade, ele é condenado pela morte da mulher, Martha Elizabethe, ocorrida em um motel da cidade. Matou também o pecuarista conhecido por "Luisinho da Agropecuária", seu parceiro na trama que culminou no assassinato do prefeito Sílvio Leite, em 1987.
Kotscho, consciência jornalística
"Quem conhece Ricardo Kotscho, que dá o sangue por uma boa reportagem, sabe que nem todos que fazem um jornalismo "chapa branca" vende a alma. Kotscho foi assessor de imprensa de Lula, de quem é amigo. Relata sua experiência no livro 'Do Golpe ao Planalto', lançado ontem, em São Paulo. No posfácio, exibe a estupefação com a crise advinda pela via do mensalão. Eis um repórter que vende a força do seu trabalho, mas não a dignidade da consciência. (Gaudêncio Torquato, Porandubas de ontem)
Cuba em alerta
Desde que o ditador Fidel Castro passou o bastão para o irmão Raúl Castro, na segunda-feira, que a situação em Cuba era de normalidade. Isso, só até hoje, 3, quando começaram a surgir ventos de descontentamento.
Mudança à vista
Líderes cubanos exilados em Miami acreditam que a doença de Fidel representa uma oportunidade de forçar uma mudança política no país, e que se pode conseguir um levante cívico ou militar. Na ilha, foram reforçados os meios de combate à mobilização popular. Teme-se também eventual ofensiva dos Estados Unidos.
Sem democracia
Os Estados Unidos criticam a entrega provisória do poder em Cuba por parte do presidente, Fidel Castro, a seu irmão Raúl. O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, afirma que, agindo assim, Fidel negou ao povo cubano o direito de eleger seus líderes de forma democrática.
Vilão da saúde?
Pesquisas recentes mostram que, apesar de riquíssimo em calorias por ter alta taxa de gordura, o abacate, quando ingerido com moderação, é fonte de energia, combate o colesterol, ameniza a hipertensão e ajuda na digestão. É saboroso e não ofende o fígado. Não deve ser fruta proibida. CURTAS também é saúde.
Versículo do dia
"Aquele que abrir uma cova, nela cairá." (Eclesiastes 10.8a).