00:00:00

CURTAS, CURTÍSSIMAS - Por Francisco Espiridião

Analisando friamente os fatos, uma dúvida surge com a força de um tsunâmi: para qual prefeitura o deputado Alceste Almeida (PTB) encaminhou emendas parlamentares ao Orçamento para desviar recursos públicos destinados à compra de ambulâncias superfaturadas? Pelos depoimentos de um dos donos da Planam, Luiz Antônio Vedoin, não existe nenhuma prefeitura roraimense envolvida no escândalo.


Perguntar não ofende
Analisando friamente os fatos, uma dúvida surge com a força de um tsunâmi: para qual prefeitura o deputado Alceste Almeida (PTB) encaminhou emendas parlamentares ao Orçamento para desviar recursos públicos destinados à compra de ambulâncias superfaturadas?

Questão de tempo
Pelos depoimentos de um dos donos da Planam, Luiz Antônio Vedoin, não existe nenhuma prefeitura roraimense envolvida no escândalo. Pelo menos, em tese. Até agora nenhum nome dos quinze prefeitos macuxis apareceu no olho do furacão. Ambulâncias compradas, por certo, há. Fraudes? Só o tempo dirá.

Sui-gêneris?
O governo Lula não consegue ser inédito nem mesmo nas maracutaias. A máfia dos sanguessugas vem de longe. No ano de 2000, sob a égide de FHC, já havia registro de tais parasitas em franca atividade. José Serra (PSDB), atual candidato ao governo de São Paulo, foi ministro da Saúde nesse período.

Caça às bruxas
Impressionante o clima de caça às bruxas que o país experimenta. Tudo é motivo para alarde na imprensa. O pior é que a Polícia Federal prende hoje, para soltar amanhã. Muita gente inocente cai na rede feito peixe. Enquanto isso, a montanha de dinheiro surrupiada dos cofres públicos não volta nem com reza forte.

Explicação já!
O presidente da Funai, Mércio Pereira, está sob investigação do Tribunal de Consta da União (TCU). Razão, o exagerado número de viagens pagas com dinheiro público. Em menos de três anos, 16 viagens para o exterior, contra apenas 12 para a Amazônia, onde vive a maioria dos índios do país.

Reserva de mercado
Arquivistas, ilustradores, comentaristas e fotógrafos poderão continuar trabalhando tranquilamente no jornalismo. A lei aprovada no Congresso, que exigia que esses profissionais, para atuar no mercado, precisavam apresentar diploma de Jornalista foi vetada pelo presidente Lula.

Justa lei
Dirigir em alta velocidade passou de transgressão linear para gradativa. Quem ultrapassar em até 20% o limite de velocidade, comete falta média. Em mais de 20% e até 50%, falta grave, e mais de 50%, gravíssima. A novidade consta de lei modificando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada anteontem pelo presidente Lula.

Responsabilidade
A nova medida não será válvula de escape para motoristas mais afoitos abusarem da velocidade. O Denatran monitora o comportamento nas estradas desde a vigência da lei. Se houver abuso, uma estrada que tem limite máximo de velocidade de 80 Km/H pode ter seu limite reduzido para 60 Km/H, por exemplo.

Esquecimento
Segundo o Denatran, Roraima está entre os estados que não compensam multas aplicadas por Detrans de outras unidades federativas. Ou seja, multa aplicada em carro de Boa Vista por Detran de outro estado, tende a cair no esquecimento. Além de Roraima, outros estados também fazem o mesmo. Rondônia, Acre, Amapá, Espírito Santo, Tocantins e Alagoas também não compensam multas.

Estatística
De janeiro deste ano até junho, 1,58 milhão de motoristas foram multados durante viagem para outros estados. Os paranaenses são os campeões em cometer infração fora de casa, respondendo por 22,8% de todas as multas. Em segundo lugar aparecem os mineiros (16%), seguidos bem de perto pelos paulistas (13,3%).

Cabeleireiro
A profissão de cabeleireiro pode ser regulamentada em breve. Projeto de Lei n.º Lei 6826/06, de autoria do deputado Edinho Montemor (PSB-SP) prevê que só poderão exercer a profissão quem tiver formação e treinamento profissionais específicos adquiridos em cursos promovidos por instituições oficiais ou privadas, ou quem comprovar estar no exercício da profissão há mais de um ano, a contar da data da promulgação da lei.

Para lembrar
As primeiras eleições diretas no país depois do malogro da campanha das "Diretas Já", em 1984, indicaram prefeitos de capitais, estâncias hidrominerais e municípios considerados do interesse da Segurança Nacional. Essas eleições aconteceram em 15 de outubro de 1985.

Cooptação
"O governo Lula conseguiu fazer mais mal às igrejas evangélicas do País do que Satanás. Segundo a CPI, 30% dos sanguessugas são evangélicos. Um número devastador. Os evangélicos têm menos de 50 senadores e deputados." Sebastião Nery, 27/07.

Últimas Postagens