- 23 de julho de 2025
Novidades
Novas pesquisas para governo do estado poderão trazer novidades. A grande vantagem de Ottomar Pinto (PSDB) sobre Romero Jucá (PMDB) pode não ser tão grande assim. Especialistas dizem que isso se deve à escolha do vice em cada chapa. Ottomar não foi tão feliz quanto o adversário.
Leitura do quadro
Ainda segundo analistas de plantão, a eleição para senador está praticamente solucionada. Para deputado federal, 70% definida. O imbróglio fica com a composição da Assembléia. A contar como certa a não participação de cinco dos atuais integrantes, que desistiram de concorrer, e possivelmente mais três guilhotinados, tudo pode acontecer.
Confiante
O julgamento do pedido de impugnação da candidatura do ex-governador Neudo Campos a deputado federal, feita pelo Ministério Público Eleitoral, deve ocorrer já nos próximos dias. O candidato tem se mostrado tranqüilo quanto ao desfecho. A campanha prossegue de vento em popa.
Punhado de gente
O número de eleitores em Roraima quase triplicou nos últimos 16 anos. Em 1990, éramos apenas 82.226. Hoje, o estado detém expressiva população votante de nada menos que 233.607. A Capital ainda dispõe da supremacia dos votos: 156.289, contra 77.318 salpicados por todo o interior.
Chico Andarilho 1
Apelidado pela grande imprensa como o "Rei da Gasolina", o deputado Chico Rodrigues (PFL) já não deve mais nada a ninguém. Na sexta-feira, 14, foi absolvido, por unanimidade, pela Mesa Diretora da Câmara da denúncia de haver apresentado notas frias para justificar gastos da verba indenizatória de combustíveis.
Chico Andarilho 2
Depois de revelar ao Globo que usou a verba para outras despesas, Chico recuou. Justificou o consumo de combustível junto ao corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PFL-PI). Disse que "circula pelos 240 mil quilômetros quadrados do estado". O corregedor acatou a defesa, e concluiu que nenhuma irregularidade ficou provada. Ah, bom!
Conta outra...
Grande maioria das residências de Boa Vista não recebe correspondência com a regularidade desejada. Prejuízos são contabilizados todo dia. Na agência de distribuição da avenida Venezuela, explicação não convence. Os carteiros estão de férias. Justificativa mais esfarrapada, impossível.
Substituição
O advogado Juscelino Kubitschek Pereira, irmão do deputado federal e ex-secretário estadual da Saúde, Rodolfo Pereira (PDT), já não é mais o superintendente do Incra no estado. Foi substituído pela funcionária de carreira Dilma Lindalva Costa, que ocupou o cargo interinamente em 2002 e 2003. Dinalva é funcionária da autarquia há 24 anos.
Professor Substituto
Os Departamentos de Biologia e Secretariado Executivo, Escola Agrotécnica e Núcleo Insikiran de Licenciatura Indígena da UFRR estarão recebendo inscrições nos dias 20 e 21 deste mês para graduados interessados em atuar como professor substituto. O salário, R$ 773,29 para 40 horas semanais. O contrato é de até dois anos.
Verso e reverso
Já começa a se delinear um segundo turno nas eleições para presidente. O pior é que o quadro é aquele: a língua ou o beiço. Lula e Alkmin são o verso e reverso da mesma moeda. Para onde iremos nós?
Pau-mandado
"O presidente da Câmara (dos deputados, Aldo Rabelo) adotou posição pressionado pelo quarteto golpista", disse hoje, o líder do MLST, Bruno Maranhão. Para ele, a prisão dos baderneiros que invadiram a Câmara no dia 6 de junho, só ocorreu porque Aldo cedeu às pressões dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Álvaro Dias (PSDB-PR), Jorge Bornhausen (PFL-SC), e Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), o "quarteto golpista".
Segurança Nacional
Bruno Maranhão foi denunciado à Justiça Federal por violação à Lei de Segurança Nacional, crime contra o patrimônio público, resistência qualificada e lesão corporal leve e grave, junto com outros 116 integrantes do MLST. Maranhão e outros 41 integrantes da "facção", responsabilizados pelo ato, foram soltos no sábado após 38 dias de prisão.
Sanguessugas
O TSE poderá acatar pedido de inelegibilidade dos parlamentares envolvidos com a máfia dos sanguessugas - compra de ambulâncias a preços superfaturados pelas prefeituras, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. São mais de cem pilhados na traquinagem. A pergunta é: por que não se toma a mesma posição com os "mensaleiros"?
Sob os holofotes
Até que enfim. Foram divulgados nesta tarde os nomes dos parlamentares que se lambuzaram com recursos do Orçamento para compra de ambulâncias superfaturadas, os sanguessugas. De Roraima, só um: o deputado Alceste Almeida (PTB). Que tal a Justiça local decidir fazer o mesmo com o juiz de direito que se vê às voltas com a denúncia de estupro?
Lula bonzinho
Depois da patuscada do presidente boliviano Evo Morales com a Petrobras, e a ameaça explícita de aumento do preço do gás exportado para o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou, na última sexta-feira, àquele país uma missão do BNDES para oferecer linhas de crédito. Morales pretende construir rodovia de 800 Km a custo de US$ 600 milhões.
Lula mauzão
Enquanto isso, a moribunda Varig agoniza. Sem nenhuma esperança de soerguimento. O que Lula não vê é que se trata de ação social das mais necessárias. São cerca de 50 mil brasileiros que direta ou indiretamente perderão seus empregos com a falência daquela que já foi um dos poucos orgulhos nacionais.
Carne de tetéu
Corria solta a campanha para prefeito de Boa Vista, em 1984. O mais cotado para vencer era o advogado Sílvio Leite, então presidente do PMDB, partido que indicou Getúlio Cruz ao governo do então território federal. Sílvio acompanhava um "arrastão" de limpeza no recém criado Pricumã. Puxa-saco - e como tem! - de plantão cochicha em seu ouvido que determinado "eleitor" falava mal dele. "Calma, agora não é hora. Quando nos elegermos a gente conversa". Cumpriu a promessa. Foi um dos prefeitos mais "carne de tetéu" de que se tem notícia. Terminou assassinado.