00:00:00

MPE pede impugnação de 'visitantes' chinês e carioca

Mais duas ações de impugnação de candidatura são encaminhados ao TRE pelo Ministério Público Eleitoral. Uma das ações é contra Chhai Kwo Chheng (PV) candidato a deputado federal pela coligação "Roraima Terá Solução". A outra ação é contra Juca Abadala (PMN) 1º suplente de senador pela coligação "Roraima Com Solução".


Mais duas ações de impugnação de candidatura são encaminhados ao TRE pelo Ministério Público Eleitoral. Uma das ações é contra Chhai Kwo Chheng (PV) candidato a deputado federal pela coligação "Roraima Terá Solução". A outra ação é contra Juca Abadala (PMN) 1º suplente de senador pela coligação "Roraima Com Solução".

CHHAI KWO CHHENG

No caso de Chhai o entendimento do MP é que o candidato não atende os requisitos constitucionais para concorrer uma eleição. Segundo a Constituição para ser candidato o interessado tem que possuí domicilio eleitoral no local onde concorre ao pleito. "Vale salientar, contudo, que o candidato Chhai Kwo Chheng não atende os requisitos constitucionais atinentes às condições de elegibilidade, eis que não possui domicílio eleitoral na circunscrição do pleito, não obstante seja eleitor aqui inscrito, eis que não possui qualquer vínculos pessoais, familiares ou econômicos com o estado de Roraima, se tratando de típico candidato 'pára-quedista'."- destaca trecho da ação.

 Em seu pedido de registro de candidatura Chhai informa residir na rodovia RR-205, no município de Boa Vista. Entretanto em diligências do Ministério Público Eleitoral no local, constatou-se existir apenas as instalações de uma fábrica  em completo abandono. "De fato, não é esta a primeira vez que Chhai Kwo Chheng aqui comparece, declarando ter interesses patrimoniais para, após as eleições, desaparecer sem deixar vestígios, sem que exerça quaisquer funções sociais ou atividades políticas, sem que tenha o estado de Roraima como pelo menos um dos seus centros de atividade"- diz o Procurador Regional Eleitoral Rômulo Conrado.

Em outro endereço fornecido a Justiça Eleitoral Chhai afirma residir no bairro São Francisco. Entretanto em diligência realizada na rua por ele informada evidenciou-se não existir tal endereço naquela rua. Indagados alguns moradores afirmaram que não conhecem ninguém com feições asiáticas que more naquela rua.

 

JOSÉ JOÃO ABDALA FILHO

 

No entendimento do Ministério Público Eleitoral  Juca Abdala também não atende aos requisitos constitucionais para concorrer a uma eleição em Roraima. " A mesma conduta oportunista já foi praticada em outras oportunidades, sem que Juca Abdala tenha qualquer vínculo ou compromisso com a população aqui residente, pretendendo a obtenção de mandato no estado com o menor número de eleitores da federação" - afirma Rômulo Conrado, Procurador Regional Eleitoral.

Em consulta a base de dados da Receita Federal, consta como único endereço do candidato a av. Presidente Vargas no Rio de Janeiro - conclui Rômulo Conrado.

Caso sejam julgadas procedente as duas ações do Ministério Público Eleitoral requerendo impugnação ao pedido de registro da candidatura de Chhai e Juca Abdala os dois candidatos estarão fora da disputa eleitoral.

 

Últimas Postagens