- 23 de julho de 2025
O comércio celebra no próximo dia 16 em Roraima o Dia do Comerciante, uma das mais antigas datas comemorativas criadas no tempo do Império em homenagem à luta diária de homens e mulheres para assegurar o futuro das famílias e gerações de comerciantes.
O dia serve também para enaltecer o trabalho do profissional do comércio, seja nos modestos bares dos bairros mais afastados ou nas pequenas ou grandes empresas, mostrando principalmente a permanente contribuição dessa atividade à expansão econômica.
Há 50 anos, a data é um marco no cenário nacional. Instituída em 26.10.1953, homenageia o Visconde de Cayru José da Silva Lisboa, figura política baiana, que exerceu influência junto ao príncipe regente D. João VI para abrir em 1808 os portos brasileiros ao comércio.
Em Roraima, os comerciantes investem na região, geram empregos, expandem e abrem mercados. Além disso, marcam tradição, tem responsabilidade social e lançam produtos. Conscientes desse papel, 500 somam forças junto a ACIR para debater diferenças e interesses.
No ranking do trabalho formal, segundo o presidente da ACIR, Derval Furtado, o comércio é o segundo maior empregador do Estado. Na última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), participou com 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Roraima.
Em razão da passagem do Dia do Comerciante, a Associação Comercial e Industrial de Roraima parabeniza a classe empresarial pelo trabalho, a dedicação e o comprometimento em sua atividade e principalmente por impulsionar o desenvolvimento no Estado.