- 31 de julho de 2025
Fundo do poço
O político que "plantou" o advogado Juscelino Kubitscheck Pereira na Superintendência local do Incra deve estar se lamentando até hoje. Juscelino se vê às voltas com a mobilização das famílias expulsas de suas terras na reserva Raposa Serra do Sol. Não há cargo mais odiado pelo eleitorado roraimense. Exceto, é claro, o de coordenador da Funai.
Certezas e ilusões
Eleição é um misto de certezas e ilusões. Mais ilusões que certezas. Veja, para governador existem, de fato, dois candidatos. O atual Ottomar Pinto (PSDB) e o senador Romero Jucá (PMDB). Ambos têm condições reais de se aboletar pelos próximos quatro anos no Hélio Campos. Os demais, meros figurantes. Então, por que se prestar a isso? Fascinação pelos 15 minutos que, dizem, todos têm direito?
O menor e o maior 1
Roraima é o menor colégio eleitoral do País. Apenas 233.596 eleitores aptos ao voto em 1.º de outubro. Em seguida, o estado do Amapá, com 360.614 eleitores. O maior, São Paulo, emplaca 28.037.734 eleitores, seguido de Minas Gerais, com 13.679.738 eleitores. A importância de Roraima para a eleição do presidente da República é de 0,19%. Pingo d'água.
Lula tem razão
Está explicado o descaso do Planalto para com Roraima. Mas não é só isso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou várias vezes o estado do Amazonas. Jamais se dignou dar as caras por estas bandas. A representatividade política (bancada federal, com honrosas exceções) também não fez por merecer. Agiu como "maria-dadivosa".
O maior e o menor 2
Boa Vista possui um total de 156.282 pessoas aptas a participar do processo eleitoral. Ao todo, a Capital dispõe de 520 seções eleitorais. No interior, o maior colégio eleitoral continua sendo Rorainópolis, porta de entrada do estado via BR-174. São 9.347 eleitores, distribuídos em 42 seções eleitorais. O menor continua sendo Uiramutã, com 3.331 eleitores e 17 seções eleitorais.
Há um menor
O colégio eleitoral roraimense só ganha do formado pelos brazucas residentes no exterior. Ao todo, 86.360 eleitores (0,07%). Estes só podem votar para presidente da República e vice.
Analfabetos funcionais
Ainda segundo dados do TSE, nada menos que 73,3 milhões de eleitores brasileiros (58,26% do total) não conseguiram sequer completar o ensino primário. Desse contingente, cerca de 8,2 milhões são analfabetos. Gente que não pode tirar carteira de habilitação, mas pode catapultar um governante ao poder.
Franco crescimento
Em menos de um ano, Roraima experimentou um crescimento no número de eleitores, da ordem de 17.524. Em outubro do ano passado, éramos 216.022 eleitores aptos a votar no Referendo das Armas. Hoje já somos 233.596.
Fim das balizas
Quem se submeter a provas práticas no Detran/RR a partir desta semana estará inaugurando uma novidade. Dispositivo elétrico que imita a frente e a traseira de um veículo dará ao candidato a CNH impressão de estar estacionando entre dois veículos. Ao ultrapassar o limite, o dispositivo aciona um alarme, facilitando o trabalho do examinador.
Incentivos
Empresas que contratarem trabalhadores com mais de cinqüenta anos de idade terão incentivos fiscais. Entre estes, a redução do percentual devido ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e isenção parcial da contribuição previdenciária. Isso consta do Projeto de Lei de nº 385 de 2003, apresentado pelo Senador Mozarildo Cavalcanti (PTB). O senador Paulo Paim (PT) foi indicado relator.
Voz do Brasil 1
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou hoje (11), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 595/03, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que flexibiliza o horário de transmissão, pelas estações de rádio, do programa oficial dos poderes da República, a "Voz do Brasil".
Voz do Brasil 2
Pelo texto aprovado, as rádios podem retransmitir o programa entre 19 e 22 horas. Hoje, a transmissão acontece sempre das 19 às 20 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, dias em que não há o programa. O texto ainda será submetido ao crivo do Senado.
Fumacê
Maconha é droga benéfica à saúde. É o que indica pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo. Remédio à base da plantinha é o mais indicado contra enjôo e vômitos causados pela quimioterapia, no combate ao câncer. Foram analisados 11 mil trabalhos sobre o assunto feitos no mundo todo, até julho do ano passado.
Circuncisão X Aids
O vírus de imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids, já infectou cerca de 40 milhões de pessoas e matou outras 25 milhões em todo o mundo. A epidemia atinge principalmente os países da África subsaariana. Estudos da OMS recomendam a circuncisão como forma de amenizar a proliferação da doença.
Banana
"Meu erro foi falta de decisão, de coragem. Desde o começo, percebi que uma seleção de pop-stars, de celebridades, de vedetes, de riquíssimos, é inadministrável. Mas não tive ânimo para bater a mão na mesa e mudar tudo". Parreira, admitindo a falta de pulso diante de um "plantel" que só pensava nos contrato$ milionário$.
Aos amigos
Este colunista não emplacou na Coordenadoria de Imprensa da UFRR. Um pequeno detalhe chamado "incompatibilidade de regime jurídico" junto ao Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) do governo federal inviabilizou a contratação no cargo comissionado. Uma pena. Pelo menos para mim.
Email: [email protected]