- 29 de outubro de 2024
'Uma massa crítica comprometida com o desenvolvimento sustentável da região de fronteira'. Esse é o resultado esperado pelos representantes dos Governos de Roraima e Bolívar - Venezuela, e Prefeitura de Pacaraima, com a aplicação das deliberações tomadas durante o último final de semana, quando foi realizado um encontro binacional em Santa Elena de Uairén para tratar de Educação Superior.
O objetivo principal da reunião era tratar da elaboração do desenho dos cursos de Mestrado em Educação Regional e Doutorado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, com informações que vão desde o corpo docente e a matriz curricular, até as linhas de pesquisa e o projeto pedagógico. Esses pontos fazem parte do Acordo Intergovernamental de Cooperação Científica e Tecnológica, assinado entre os dois governos no final do mês de maio.
Na reunião ficou estabelecido que os projetos desenvolvidos nos cursos levem em conta as problemáticas reais dos municípios de Pacaraima, no Brasil, e Gran Sabana, na Venezuela. O Doutorado, que terá a oferta de 10 vagas, deve ser realizado em Boa Vista e o Mestrado, com vinte vagas, em Ciudad Guayana, no Estado Bolívar. Já o corpo docente dos cursos será formado por docentes dos dois países.
Um novo encontro deverá ser realizado, ainda no mês de julho, entre professores universitários venezuelanos e uma equipe técnica da Universidade Estadual de Roraima, para repasse de informações a respeito da estrutura dos cursos de pós-graduação, com relação às linhas de investigação, corpo de docente, disciplinas obrigatórias e optativas, entre outros. De acordo com Hamilton Gondim, Reitor Pro Tempore da UERR, nesse próximo momento, serão definidas particularidades da participação de cada instituição. "Ainda nessa oportunidade os Conselhos Universitários das instituições dos dois países farão uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos e fixarão as datas para o início dos programas de estudo". Também ficou decidido que todas as deliberações geradas durante o encontro servirão de base para futuros acordos entre os dois países, após uma avaliação dos Governos e das Universidades participantes.
Graduação - no mês de agosto oitenta alunos venezuelanos iniciam seus estudos nos cursos de Ciências da Computação, Turismo, Letras e Comércio Exterior, na cidade de Pacaraima, pela UERR. Em um segundo momento, possivelmente no mês de março do próximo ano, outros quatro cursos serão ofertados por uma instituição venezuelana para alunos dos dois países. Foram sugeridos cursos na área de saúde, administração e geologia.