- 29 de outubro de 2024
ESTRAÑOS - Vizinhos e muitos diferentes em praticamente tudo, Brasil e Argentina comungam parecido só na paixao do torcedor pelo futebol. País quebrado a dois anos, a Argentina hoje respira novo tempo de progresso. Vemos nas ruas muita gente trabalhando. Parece que aqui o lema é um ajudar o outro, arrumando qualquer coisa para se fazer, para trabalhar. O povo argentino mostra com muito mais garra que "nao desiste nunca". É mais teimoso que o brasileiro, e isso foi visto pela forma como os dois países foram eliminados da Copa: Um, lutando até aos penaltis. O outro, dando o primeiro chute a gol somente aos 33 minutos do segundo tempo.
ESTRAÑOS 2 - Na própria atividade cívica o efeito "apatia" se repete no brasileiro em comparação ao argentino. Aqui, governo nao trabalhou direito, o povo põe pra correr. No Brasil, tal qual o time de Parreira, o brasileiro assiste tudo sem reação, achando tudo normal o que fazem com dinheiro público. A maior prova disso estará exposta na campanha eleitoral deste ano, onde traquinas e santinhas do pau oco concorrerão serelepes como se somente honestos fossem, e o brazuquinha correndo atrás aplaudindo ou rebolando num pagodinho sem vergonha.
SONHADORA - Como gosta de sonhar a vereadora Lurdinha Pinheiro. Em 1997, o sonho dela era ser presidente da Câmara com Ottomar Pinto já prefeito empossado. Agora, ela quer realizar o sonho de ser vice-governadora na chapa com Romero Jucá. A mulher só sonha coisa boa - prá lá de boa - pra ela.
VELAS ACESAS - Aléem de sonhadora, Lurdinha é devota de vários santos. Já acendeu velas para São Ottomar, para São Neudo quando chegou inclusive a vencer honestamente licitação para asfaltar - mal - a estrada do Amajarí. E hoje encara romaria com São Romero.
RECOMENDACAO - O TCU recomenda à Justica Eleitoral a impugnacao das candidaturas de pessoas que tiveram suas contas condenadas pelo órgão. Se assim valer, estarão fora a prefeita Teresa Jucá, condenada desde 2001 por desvio de dinheiro público e apresentação de notas fiscais falsas na obra do hospital Santo Antônio, e o ex-governador Neudo Campos, por desvio de finalidade no emprego de verba para obra na BR-301.
MÍOPE - A gratidão impede, mas bem que o prefeito Iradilson Sampaio gostaria de poder expressar a surpresa com a "herança" que recebeu. Antes chamado de "fuinha" por fuçar tudo o que era feito no governo do estado, Iradilson sofre de miopia aguda com o patrimônio que agora administra.
SUPLENTE - De uma coisa o eleitor de Roraima já sabe. Não se pode escrever o que político fala. Depois que o empresário carioca Juca Abdala adquiriu sem pagar nada o posto de primeiro suplente de Teresa Jucá, o melhor é adiquirir um bom pacote nas locadoras e assistir a tudo quanto é DVD durante a campanha na televisão.
CAPACIDADE - Falando em Juca Abdala, em Roraima nao teria ninguém com capacidade para ser suplente de Teresa?
REGISTRO - Mulheres agredidas por seus maridos ou companheiros podem registrar queixa mesmo depois de dias do fato ocorrido. A recomendacao é da Secretaria Especial da Mulher que tem como objetivo dar maior seguranca às vítimas de homens até preparados, como médicos, juízes e jornalistas.
JABÁ - Assessoria do deputado Pauderney Avelino se viu surpresa com pedido de bilhete de passagem feito por um correspondente. Tal prática antiga de interagir imprensa e polìtico estava em desuso em Brasília com a bancada do Amazonas.
DEMISSÃO - Para veículos de comunicação sérios, um empregado pedindo passagem aérea para um deputado é demissão por justa causa na hora. Mas como tem gente que confunde as coisas...
CHECK-UP - Ottomar Pinto tem marcado duas viagens para Sao Paulo nesse período de campanha eleitoral. Vai ver se tudo correr direito com a saúde, em especial, a perna esquerda que alguns adversários dele chegaram até falar em amputação.
CONGRESSO - O colunista Júnior Brasil participa de Congresso de Jornalistas em Ouro Preto, Minas Gerais.