00:00:00

CURTAS, CURTÍSSIMAS - Por Francisco Espiridião

Donos de oficinas mecânicas e de casas de autopeças de Boa Vista riem à toa. Com a miríade de buracos criados no leito das ruas e avenidas em função da chuva castigante, não há carro que se mantenha inteiro. Na avenida Capitão Júlio Bezerra, na frente da Megafarma, verdadeira cratera. Dá dó dos motoristas em dia de chuva. Ficam todos escondidos.


Conflito de competência 1
Só o Supremo Tribunal Federal (STF) pode processar e julgar ações declaratórias de nulidade do Decreto Presidencial de 15 de abril do ano passado, que homologou a reserva Raposa Serra do Sol. O julgamento aconteceu na tarde de ontem e teve resultado contrário ao entendimento da Justiça roraimense, que se julgou competente para tal.  

Conflito de competência 2
O único ministro contrário à decisão da alta corte foi Marco Aurélio de Mello. Não reconhece a competência do Supremo, no caso, por não vislumbrar conflito entre a União e Estado-membro, já que não houve substituição processual do estado de Roraima na ação popular interposta.

Buraco, muito buraco
Donos de oficinas mecânicas e de casas de autopeças de Boa Vista riem à toa. Com a miríade de buracos criados no leito das ruas e avenidas em função da chuva castigante, não há carro que se mantenha inteiro. Na avenida Capitão Júlio Bezerra, na frente da Megafarma, verdadeira cratera. Dá dó dos motoristas em dia de chuva. Ficam todos escondidos. 

Desfalque
A Assembléia Legislativa já tem pelo menos dois desfalques certos para a próxima legislatura. Airton Cascavel (PPS), por motivo de saúde, decidiu não concorrer à reeleição. O mesmo deve ocorrer com o petista Titonho Beserra. O motivo é outro. Espera concorrer como vice na chapa de Romero Jucá (PMDB) ao governo. Ou não.

Mais um
Qualquer ET que tenha desembarcado neste último mês em Roraima, vindo de Marte ou de outro planeta qualquer, pode achar que vivemos no melhor dos mundos. Trabalhar por aqui é supérfluo, dado o número de feriados. Hoje, mais um dia santo. Isso, num país que se diz laico.

Balança comercial
O superávit brasileiro teve queda de 1 bilhão de dólares no primeiro semestre deste ano, em comparação a igual período do ano passado. Entre outras justificativas, pesou o fato de alguns setores, como o calçadista, o automotivo e o moveleiro, virem sofrendo queda de exportações, por conta da valorização do real frente ao dólar.

Atentados
O mundo quase acabou quando terroristas islâmicos promoveram atentados em série contra a rede de transportes públicos em Londres, em 7 de julho do ano passado. Naquele dia, não mais que 50 pessoas morreram. Por que não acontece a mesma comoção geral com relação ao Iraque, onde atentados deixam uma média diária de 40 mortos? Seriam os iraquianos seres de segunda?

Gás argentino 1
O BNDES, banco estatal brasileiro, acaba de aprovar crédito de 689 milhões de dólares para ampliar gasodutos na Argentina. As obras, previstas para ser concluídas em 2008, são tocadas pela empresa argentina Transportadora de Gás del Sur (TGS). Antes, em 2004 e 2005, o BNDES concedeu empréstimo de 212 milhões para a mesma TGS.  

Gás argentino 2
O acordo foi anunciado pelo presidente da TGS, Cristian Folgar, que se fazia  acompanhar do vice-presidente do BNDES, Armando Mariante, depois de ambos assistirem solenidade de assinatura de novo acordo para o comércio bilateral de automóveis, esta semana, na Casa Rosada, sede do governo argentino.

Varig 1
Não é por nada, não, mas não custaria nada ao governo, através do BNDES, custear despesas da Varig, para manter a empresa no ar. Trata-se de uma das maiores representantes do País no exterior. No passado, o governo FHC criou o Proer para socorrer bancos à beira da falência. Deu dinheiro de graça até para o Cacciolla, que ri do Brasil na Itália.  

Varig 2
Diferente dos bancos ou de uma fábrica de papel higiênico, uma empresa aérea presta serviços públicos. Se houve má-gestão, cabe ao poder público afastar e punir os maus gestores. Mas não lhe cabe agir como se nada tivesse a ver com o caso. É, no mínimo, omissão desmedida.   

Desfaçatez
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pronunciou-se oficialmente contra o teto fixado pelo governo para os juros de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS. Como se sabe, nesses casos, o empréstimo é descontado em folha, com inadimplência zero. Não correm risco algum e ainda reclamam.

Favelização
A ONU prevê que cerca de 1,4 bilhão de pessoas, em todo mundo, estarão vivendo em favelas em 2020, a menos que algo seja feito para melhorar as condições de moradia dos pobres. Isso significa que cerca de 18% da população mundial estarão favelizados, uma situação verdadeiramente inaceitável.

Suicídio político
O governo federal decidiu mesmo dar reajuste salarial aos servidores públicos. Novas MPs, beneficiando cerca de 1,3 milhão de servidores, incluindo aí "barnabés" do extinto território de Roraima, saem nos próximos dias. Apesar de ter-se manifestado contrário ao "afago", o TSE só se manifestará de forma contundente se for provocado por partido político. E quem é besta de tomar tal atitude?

Baixa indigesta
Sem atirar para qualquer lado, o ministro Roberto Rodrigues deixa amanhã o Ministério da Agricultura, cargo que ocupava desde o início do governo Lula. Assumiu sob promessa de prestígio, mas amargou decepções das piores. Faltou tudo no Ministério durante os três anos e meio de gestão, menos pressão do campo. E com razão.

Produção em série
Quando o Brasil foi tricampeão mundial, no México, em 1970, sob a batuta do velho Lobo Zagalo, a população tupiniquim era de 70 milhões. Trinta e seis anos depois, o crescimento demográfico foi espantoso. A população quase triplicou. Já somos 186 milhões de torcedores. Viva Ronaldo!

Nostradamus
Ninguém resiste ao tsunami da internet. Quando se junta a Nostradamus, sai de baixo. A internet descobriu que, já no século 16, "Nostradamus previu o governo Lula". Está no livro "Visão das Trevas, Grandes Catástrofes da Humanidade", de Nostradamus (Editora Record. Rio):
1 - "E, próximo do 3º ano do 3º milênio, uma besta barbuda (sic) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério sul (sic), espalhando desgraça e miséria".
2 - "Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos" (sic).
3 - "Trará com ele uma corja (sic) que dominará e exterminará as aves bicudas (sic) e implantará a barbárie por muitas datas sobre o povo tolo e leviano".
(Sebastião Nery, Tribuna da Imprensa de ontem).
Obs.: eu não creio em previsões desse tipo, mas que é uma estranhíssima coincidência, lá isso é!).

Justiça seja feita
Pode-se falar tudo de Lula, mas o presidente tem um mérito que deve ser levado em conta. Apesar de toda a degradação ético-moral do seu governo, não fez pirotecnia com a economia. Seguiu direitinho a cartilha de FHC. A besta-fera da inflação continua domada. Não se sabe até quando. Pelo menos isso.

Constatações
1 - Definitivamente, o Brasil perdeu a capacidade de se indignar diante da falta de moral. O povo brasileiro perdeu o norte. (Sílvio de Abreu, autor da novela Belíssima da Rede Globo - Páginas Amarelas de VEJA desta semana).
2 - O mundo inteiro jaz no maligno (Apóstolo João - primeira carta, capítulo 5, versículo 19).

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta