- 29 de outubro de 2024
Rei Momo
O ex-secretário de Obras, Anchieta Júnior, está mais para candidato a rei Momo(foto) do que para vice-governador na chapa de Ottomar Pinto.
A julgar pela idade do brigadeiro que não inspira mais tantas peripécias e corre-corre, ele precisará de um vice ágil, de boa mobilidade e bom preparo físico.
Com Anchieta e toda aquela pança excedente é mais fácil emplacar o ritmo bossa nova do getulista Haroldo Amoras.
Patrimônio
Tem assessor de Ottomar que jura que, pesadão, Anchieta Júnior não tem gás para acompanhar as caminhadas do "tio".
Bom de boca, Anchieta tende a aumentar o seu "patrimônio" durante a campanha, seja ela para vice ou para deputado estadual, pois não faltarão cafés da manhã, almoços, churrascos, jantares e lanches.
Coeficiente tucano
Pelas contas de um ex-candidato a deputado federal pelo PSDB: "O professor de Deus terá lá seus cinco mil votos; o Papa-Tudo não passa de 3,5 mil; o Soneca, coitado, uns dois mil votos e Gargantão mais uns dois mil votos; o restante somado não passa de dois mil também. Como é que o partido pensa chegar ao coeficiente de 21 mil votos para eleger um para a Câmara Federal?".
Correndo atrás
Deve ser por isso que Getúlio Cruz, calejado por quatro derrotas nas urnas, esteja louco buscando alianças com tudo quanto é partido seja o PWTC, o PQÇ, o PXY, o PKK, o PQP, o PFDP...
Visita
O diretor da Anvisa, Dirceu Raposo de Melo, confirmou visita a Roraima. Terá encontro com o governador Ottomar Pinto e visitará a área de fronteira onde está sendo trabalhada a desburocratização da apresentação das certidões de vacinas nas cidades de Santa Elena e Pacaraima.
Dirceu vem atendendo convite feito pela Secretaria de Relações Fronteiriças.
Consolo
Vivendo que nem rãs numa inundação, o pessoal do Beiral pelo menos tem a vista da Orla Taumanann como consolo diante de móveis, roupas, eletrodomésticos estragados pela enchente do rio Branco.
Se algum prefeito nesses últimos 15 anos tivesse a preocupação em retirá-los de lá ou criar estrutura de aterro do local...
Condomínio
Pelos custos da Orla Taumanann, daria para se construir um condomínio dos mais aprazíveis para o pessoal do Beiral.
Acompanhamento
De todos os prefeitos de Boa Vista, Teresa Jucá foi a que mais tempo administrou a cidade e conheceu de cabo a rabo os problemas de alagações das chuvas e, em especial, dos moradores do Beiral.
Por 10 anos, Teresa assitiu 10 vezes a mesma situação de gente vivendo e perdendo seus bens debaixo d'água.
Candidato
Até dois meses atrás havia a desconfiança de que Romero Jucá desistiria de ser candidato ao governo. Hoje, até a coluna acredita que é candidatíssimo e arrisca como palpite para o estímulo de Romero a desconfiança com a organização da base governista para esta campanha e o apoio que terá indiretamente do governo federal, indo na sombra de Lula.
Os mesmos
Como o nome Jucá está meio surrado em reportagens não muito sugestivas. Os marketeiros de Romero Jucá querem trabalhar apenas "Romero", assim como Teresa Jucá será apenas "Teresa".
Serão os mesmos produtos que o público conhece, porém, com nomes "novos".
Romero Robin Hood
Para muita gente, esse negócio do ACM aparecer na TV para dizer que quando chamou repetidas vezes Romero de "ladrão, ladrão de Roraima" não era bem aquilo que queria dizer, é conversa pra boi dormir, e daqueles bem chifrudos.
É difícil imaginar alguém chamar o outro de "ladrão", ladrão do estado. A não ser que ACM tinha intenção de acusar Romero de roubar dos ricos para dar aos pobres.
Deputado estadual
O deputado federal Rodolfo Pereira pode concorrer à Assembléia Legislativa. O seu partido, o PDT, terá candidato e o impede de compor com siglas que coliguem com candidatos à Presidência. Ou seja, em Roraima, PL, PTB e PP vão coligar com o PSDB que tem Ottomar para governo e Geraldo Alckmin para presidente.
Briga
Candidato a deputado estadual, Rodolfo vai ter briga boa com Simeão Peixoto e Hipérion Oliveira, já candidatos e com suas vagas dentro do partido acertadas.
Estimulo
Por fora, o senador Augusto Botelho, está sendo estimulado pelo grupo de Romero Jucá a disputar o Palácio Hélio Campos. Tudo em nome de um segundo turno.
Difícil
E segundo turno é tudo que Ottomar Pinto não quer. Ele sabe que a disputa fica meio lotérica. Sai bem mais cara, pois tem que contratar tudo de novo, como profissionais, advogados, marketeiros, cabos eleitoras e, inclusive, fortalecer apoios políticos abrindo mais espaço no seu governo.
Boato
Um deputado estadual ligou para informar que ouviu o boato de que o governo estaria disposto a liberar recursos para emendas parlamentares em troca de apoio à indicação para o Tribunal de Contas do Estado.
Eleições no Sinjoper
O Sinjoper vai realizar em agosto eleição para a sua diretoria. A atual, que muitos serviços "prestou" na defesa dos interesses dos jornalistas roraimenses, concorrerá para mais um mandato.