- 29 de outubro de 2024
Tudo igual
A eleição deste ano para o governo do estado tem as mesmas características da de 16 anos atrás. Candidatos exponenciais, os mesmos: Ottomar e Jucá, consolidando as oligarquias instituídas ainda no período de território federal. Qualquer tentativa de 3.ª via redunda inviável. Diferença sutil é que em outubro próximo um deles só perde para si mesmo.
Madrasta
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) bate insistentemente na tecla de que o governo federal tem sido madrasta para o estado. E com razão. É certo que a quantidade de votos roraimenses para o Planalto é pingo d'água em oceano. Mas há de se levar em conta que nenhum outro estado foi tão aguerrido em apoiar Lula em 2002.
Combustíveis
Mozarildo voltou a ocupar a tribuna do Senado hoje para cobrar do governo federal a liberação da importação de combustíveis venezuelanos. A preços subsidiados, diesel e gasolina poderiam ser vendidos ao consumidor local pela metade do preço praticado hoje. Ministro Silas Rondeau, de Minas e Energia, concorda com a importação direta.
Chuva torrencial
A chuva tem mudado hábitos em Boa Vista. Quem estava acostumado a "enxugar uma gelada" no Haras Cunhã Pucá, deve procurar outro endereço. A estrada de acesso está intrafegável, obrigando o fechamento do bar. Indefinidamente.
Meia Pista
Pacaraima pode ficar isolada em breve, por conta de erosão invadindo meia pista da BR-174 a poucos quilômetros da cidade. Tudo por conta do inverno acirrado, que já desabrigou centenas de pessoas na Capital. Outros municípios do norte do estado estão há muito sem comunicação via terrestre com Boa Vista. Uiramutã e Normandia são exemplos.
Malabarismo
A chuva, aliás, tem sido implacável com comunidades indígenas em Normandia. Alunos da região do baixo Cotingo enfrentam dificuldades para chegar à escola. O igarapé Grande transbordou, obrigando os estudantes a atravessarem o rio a nado ou pendurados em galhos.
Espada de Dâmocles
O estado de emergência decretado pelo prefeito de Pacaraima por conta da chuva parece café pequeno. A instabilidade política no município pode ser o calcanhar de Aquiles. Paulo César Quartiero (PDT) tem a espada apontada para a cabeça segura apenas por um fio. Pode perder o mandato em poucos dias.
Expectativa
Nesse caso, quem vive momentos de extrema expectativa é Chico Roberto (PV), segundo colocado nas eleições de 2004. Pode voltar a governar Pacaraima por um ano e meio restante de mandato, com possibilidades reais de reeleição em 2008. Chico foi vice do ex, Hiperion Oliveira, assumindo os destinos da cidade no último ano de gestão.
Sinuca de bico
"Em Roraima, a ex-prefeita de Boa Vista, Tereza Jucá, será candidata ao Senado pelo PPS, enquanto o marido, senador Romero Jucá, pleiteia o governo, pelo PMDB. Sinuca de bico: o governador Ottomar Pinto (PSDB) é candidato à reeleição. Tereza, do PPS, terá de fazer a campanha de Ottomar, do PSDB, contra seu marido, do PMDB. Teoricamente. No Brasil, há um oceano de distância entre teoria e prática." (do site Migalhas, do professor Gaudêncio Torquato)
Banana, banana
A chuva tem deixado em situação precária não só municípios do norte do estado. No sul também a situação é precária. Carregamentos de banana, a principal produção de Caroebe, está encontrando dificuldade de chegar às feiras de Boa Vista. Hoje, ao meio-dia, já era dificil comprar o produto na Feira de São Francisco.
Nó Górdio
Em tempos de greves, com a decisão do TSE de proibir a concessão de reajuste salarial para servidores federais, a situação ficou mais complicada ainda. Cheirando a conflagração. A Polícia Federal, que nesta quarta fez 24 horas de paralisação geral, está trabalhando à meia-força. Os delegados permanecem de braços cruzados.
Entrou água
A promessa de reajuste salarial de 30% através de medidas provisórias, descontadas as antecipações feitas desde o início do governo Lula, incluiam todas as categorias de servidores federais do extinto território federal. O dead-line para a assinatura das MPs era o dia 30 deste mês. Gorou. Mas é possível que o TSE volte atrás. Já voltou antes.
Levante I
Mais irritados ficaram os militares das Forças Armadas com a decisão do TSE de mandar suspender qualquer reajuste de salário a partir de 1 de abril. Esperavam 10% de reajuste, prometidos no ano passado.
Levante II
Há preocupação com relação a um possível levante na caserna. O ministro da Defesa, Waldir Pires, minimiza a crise: "Os 10% estão decididos desde o ano passado e são simplesmente uma reposição salarial. Não há aumento, não há deliberação nova", garantiu.
Novos tempos
A senador Ideli Salvati (PT-SC) foi pilhada com depósitos de 1,1 milhão de reais em sua conta bancária. Não será investigada sobre a origem da montanha de dinheiro. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), acha desnecessário mexer no assunto. É o Brasil do PT, sem eira nem beira.
Viva o Gordo!
E o Ronaldo desencantou. Meteu dois no Japão, que caiu de quatro. A seleção ganhou com os pés nas costas. Que venham as oitavas!