- 29 de outubro de 2024
Amigo leitor, hoje vamos trazer-lhe informações sobre o novo golpe que está se tornando costume na sociedade de Boa Vista que é a modalidade do golpe através da linha telefônica (convencional ou celular).
Esta modalidade de golpe, já fez varias vítimas em Boa Vista que procuraram a Polícia desesperada.
Vejamos as modalidades de golpes:
O bandido se passa por funcionário de Empresa de Telefonia Móvel para tentar simular um seqüestro. Primeiro liga para o suposto refém e informa que o celular dele está clonado ou com algum defeito na linha. Pede para desligar por pelo menos uma hora. Logo em seguida, telefona para um parente do cliente da operadora e anuncia o seqüestro. Por desconfiança, a pessoa liga para o celular da vítima, mas quando se depara com o sinal desligado ou fora da área de serviço entra em desespero. Convencido que o parente está sob o poder de criminosos, pode acabar pagando o resgate. A armadilha varia de acordo com a criatividade dos bandidos, mas a mecânica é sempre a mesma.
Alguém liga para sua casa na maioria das vezes a cobrar dizendo-se funcionário de uma Empresa de Telefonia dizendo que você foi sorteado numa promoção com os "Prêmios" - DVDs, televisores com tela plana ou Micro Computadores - , o interessado deveria comprar cartões com créditos de Celular Pré-pago em valores estabelecidos pelos golpistas, esse golpe várias pessoas aqui de Boa Vista já foram vítimas, inclusive eu só não fui vítima pois já conheço o golpe e quando rastreei a ligação ela teria partido de Recife do Sistema Penitenciário
O que devo fazer?
Se receber uma ligação dessas, deve logo comunicar a polícia;
Não se passar informações pessoais a desconhecidos, pois essas podem ser usadas mais tarde nesses tipos de golpes;
As operadoras de Telefonia Celulares garantem que problemas na linha não são avisados por ligações e nem pedem para o cliente desligar o telefone.
Nunca esqueça que nenhuma operadora liga para você a cobrar, pois muitas vezes o golpista liga a cobrar.
Fique tranqüilo e tente ganhar tempo tentando arrancar o máximo de informações.
Peça para outra pessoa localizar a suposta vítima pessoalmente enquanto você negocia por telefone.
Oriente as pessoas da família ou empregados a não fornecer qualquer informação pessoal por telefone.
Mesmo que o momento exija cuidados, não se precipite, mantenha-se calmo e haja com a razão.