- 29 de outubro de 2024
Nos últimos dias este Fontebrasil vem recebendo elogios pelos editoriais publicados. Nossos leitores expressam como justificativa para tais observações o fato das opiniões aqui emitidas serem pontuais. Na verdade, o que se observa é que há uma sintonia entre o que pensa o leitor e o que pensa e publica este site.
Na verdade, a gente só escreve o que está, de certo modo, na cabeça da maioria das pessoas. Nossa característica maior é preencher uma lacuna da imprensa local há muito reclamada pela sociedade.
Nada mais natural, haja vista boa parcela das pessoas e a imprensa local, em geral, estarem atreladas ou amordaçadas pelo comprometimento partidário. Nesse quesito, o Fontebrasil caminha ileso. Contamos com ampla liberdade para criticar os mal-feitos seja à frente, atrás, à direita ou à esquerda.
Entendemos que isso ocorra não porque sejamos os melhores. Longe disso. Mas por mantermos como meta inalienável desempenhar um jornalismo sério, desatrelado de amarras, onde o compromisso maior é o bem informar a tão ordeira sociedade roraimense.
Cumprindo o papel que temos de formadores de opinião, somos religiosamente reféns dessa meta. Procuramos sempre exercê-la, ainda que pagando um árduo preço, na busca de bem informar os fatos, fazendo a análise desapaixonada, expressando, enfim, opiniões as mais livres possíveis.
Com isso, acreditamos estar contribuindo para que a sociedade disponha das ferramentas capazes de facilitar o livre pensar, o bem refletir e a tomada de decisões sobre temas e assuntos relevantes.
O teor dos nossos textos é invariavelmente de críticas, porém, feitas de forma direta a ponto de permitir ao governante e às demais autoridades que regem o dia-a-dia do estado oportunidades para transformá-las em algo construtivo. Críticas que levem a uma reavaliação de conceitos, de suas administrações, ensejando possíveis correções de rumo, facilitando, enfim, o seu trabalho.
O que lamentamos, no entanto, é que em Roraima a crítica quase sempre seja vista como algo pessoal. Não é essa a nossa intenção. Aqui no Fontebrasil critica-se atos e ações administrativas. O lado pessoal, de preferência, passa ao largo do nosso interesse. Torcemos por interesses mútuos de colocar Roraima nos trilhos de um caminho promissor.
O Editorial é, em síntese, a palavra do veículo. Para a equipe que faz este Fontebrasil, a palavra do site está acima de entendimentos e interesses individuais. Daí, talvez, o resultado positivo que temos alcançado ao longo da existência deste ainda jovem veículo de comunicação.
Os bons frutos que colhemos, materializados no reconhecimento e atenção dos milhares de leitores que nos acessam diariamente, são o combustível que nos impulsiona a seguirmos em frente, crentes que um dia terá valido à pena pormos nossa cara para bater. Afinal, o Fontebrasil expressa sempre a sua opinião. Sem subterfúgios.