- 29 de outubro de 2024
Sem pé nem cabeça I
Boatos às soltas na tarde ontem, em Pacaraima, não têm a mínima condição de se confirmar. Uma provável aliança do PDT de Paulo César Quartiero com o PMDB de Romero Jucá não passa de devaneio. Quartiero, aliás, pode perder a prefeitura a qualquer momento.
Sem pé nem cabeça II
Fonte "fidedigna" dos arraiais do PDT assegura que foi descartado o convite feito ao senador Augusto Botelho para compor como vice na chapa do senador peemedebista ao governo. Sem qualquer reflexão. Falar em Botelho, o senador está nos Estados Unidos. Em missão parlamentar.
Quem é o vice? I
Depois que Luciano Castro (PL) declinou da pré-candidatura de vice na chapa do governador Ottomar Pinto (PSDB), subiu feito balão e desceu na mesma proporção a idéia de substituição pelo ex-secretário de Planejamento Haroldo Amóras.
Quem é o vice? II
A razão para tanto arrefecimento: Amóras não é político, dizem os aliados de Ottomar. Mas a história fala mais alto. Quando Neudo Campos foi apontado - contra a vontade dos aliados - para substituir Ottomar no governo, em 1994, havia perdido eleição até para a FIER. Foi governador por dois matados. Eleito.
Inviável
Não dá para acreditar em terceira via para o governo do estado. A proposta do PFL de lançar o ex-prefeito de Boa Vista e ex-deputado federal Júlio Martins como cabeça de chapa é ótima. Mas inviável sob o ponto de vista do voto. Ele não carrega as pechas que os principais candidatos carrregam.
Puxa-encolhe
Os candidatos concursados a uma vaga de emprego na CER venceram mais uma batalha na guerra pela nomeação. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou legítima a imediata nomeação de todos, derrubando pretensão do Sindicato dos Urbanitários, que exige a permanência dos atuais servidores (não concursados).
Recorrendo
O diretor do Sindicato, Luiz Laranjeira de Macedo, disse que a entidade não se conforma com a decisão, que foi unânime entre os ministros do TST. Disse que vai recorrer ao Supremo (STF). Na CER, presidente viajando, a informação é que a decisão da Corte maior do Trabalho ainda não chegou à estatal.
Casa Própria
O governo do estado fecha cadastro de servidores candidatos à casa própria. Inscrições para o Conjunto do Servidor ocorrem nas próprias secretarias de origem. Serão 2 mil moradias entre casas e apartamentos. Ainda não há uma data estabelecida para a conclusão física das instalações.
Sem diploma I
Prolifera-se em Boa Vista o número de novos repórteres. Sem experiência, meninos e meninas estão por trás de microfones nas emissoras de rádio e televisão, sem sequer haverem passado pela porta do Curso de Comunicação Social.
Sem diploma II
Nada contra profissionais antigos sem diploma. A experiência fala mais alto. Naquele tempo não havia escola de Comunicação por perto. Mas os novos que aspiram à profissão de jornalista, nada mais justo amaciarem os bancos da faculdade. Só quatro aninhos...
Rei da maldade
O presidente do PT, Ricardo Berzoini ganhou o título de "rei da maldade" quando, em 2004, tentou matar os velhinhos para diminuir a folha de pagamento de benefícios do INSS. Agora, Tarso Genro quer desbancá-lo. Propõe acabar com as aposentadorias do Funrural. São 6,1 milhões de velhinhos aposentados que não contribuíram regularmente para o Instituto.
Partido dos Banqueiros
O PT bem que podia mudar de nome. Para "dos Banqueiros". PB. Em nenhum tempo na história do País, os bancos lucraram tanto como no governo dos "companheiros". Todos, oficiais ou privados, comemoram lucro líquido superior a 2,5 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano. Quer mais?
Inchaço
O MST mantinha acampadas à beira de estradas brasileiras cerca de 60 mil famílias em 2002, quando o PT ganhou o direito de governar o Brasil. Hoje já são exatas 230.813, quatro vezes mais. Somando-se homens, mulheres e crianças - deixando de fora cachorros e papagaios -, já são mais de 1 milhão de acampados.
Tostines
Fica-se sem saber se o governo, que prometera assentar todas as famílias acampadas, é muito incompetente, ou se o MST, capaz de arrebanhar legiões cada vez maiores de seguidores, é eficiente demais. Em qualquer das hipóteses, tem-se a impressão de que, em plena era do agronegócio, o Brasil continua com um pé no século 19.
Marola
Muita marola em torno da decisão de Hugo Chávez, cidadão de Abreu e Lima (município pernambucano localizado a 15 quilômetros do Recife), de levar 87 idosos de lá para fazerem cirurgia de catarata e epterismo, em Caracas. Falta empatia. Até eu embarcava.
E daí?
É claro. Se o governo brasileiro é incompetente para resolver o problema de seus velhinhos que enxergam "o mundo como uma névoa e uma mosquinha voando dentro do olho", o salvador e líder das Américas terceiro-mundistas, pode. E pronto. Lula que se cuide. O companheiro Chávez está lhe dando importantes lições.
Para pensar
"Essa pirotecnia policial é impotente diante das quadrilhas e arriscada para a vida dos policiais: debelar o crime organizado requer inteligência, a da informação e a do cérebro, infiltração nas quadrilhas e paciência, e não a força burra das balas". (Paulo Sérgio Pinheiro, 62, ex-secretário de Estado dos Direitos Humanos - governo FHC, sobre a carnificina em São Paulo).
Coincidência?
Número no mínimo sugestivo. Para que os deputados possam emplacar CPI na Câmara, são necessárias pelo menos 171 assinaturas. No Código Penal, é o artigo que caracteriza "traquinagem", "falcatrua", "maracutaia", "passar a perna". Vulgo estelionato. Será que a dos "Sanguessugas" agora sai? A primeira tentativa foi garfada pelo presidente do Congresso.
E-mail: [email protected]