00:00:00

CURTAS, CURTÍSSIMAS - Por Francisco Espiridião

A política fundiária perversa engendrada pelo governo Lula é de meter medo. Faz qualquer pretenso investidor sair correndo. Não existe segurança da propriedade da terra. Seja a área considerada indígena ou não. Autoridades locais sequer são consultadas. Quebra total do pacto federativo.


Invasão
Alguém ainda precisa de mais explicações para a desistência da Brancocel - Papel e Celulose de Roraima? Reservas nacionais (indígenas ou não) se proliferam em terras roraimenses a toque de caixa. É o governo federal invadindo indiscriminadamente o patrimônio privado dos macuxis.

Terrorismo
A política fundiária perversa engendrada pelo governo Lula é de meter medo. Faz qualquer pretenso investidor sair correndo. Não existe segurança da propriedade da terra. Seja a área considerada indígena ou não. Autoridades locais sequer são consultadas. Quebra total do pacto federativo.

Lançamento I
Livro de fotografia sobre Roraima, inclusive reafirmando a questão do extremo norte do país no Monte Caburaí, deve ser lançado no próximo ano. Iniciativa do fotojornalista J. Pavani, com base na expedição ao Monte, localizado no Município de Uiramutá, em 1999.

Lançamento II
O lançamento será antecipado por campanha publicitária a percorrer o país inteiro em cerca de três meses. Esse périplo custará cerca de 700 mil reais. Antes, Pavani lançará, em escala menor, outro, versando sobre arquitetura antiga de Boa Vista. 
 
Pitada indigesta
Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram devido às doenças causadas pelo tabagismo. O tabaco é diretamente responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Em todo o mundo, são cerca de 5 milhões de mortes.

Professor
Oito jornalistas tiveram inscrições deferidas para o concurso de professor do Curso de Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) da UFRR. Data das provas ainda não confirmada. Dos oito concorrentes, só um será contratado.

SAS/PM
Boa notícia. O SAS/PM estará festejando 26 anos de existência. Extensa programação no dia 9 de junho vai marcar a passagem. Será um dia voltado para a promoção da saúde e sorteio de brindes. Terá apoio da Codesaima, Senac e empresas da iniciativa privada.

UERR
Com previsão inicial de oferta de 20 cursos de graduação, 15 de especialização e três de mestrado, a Universidade Estadual de Roraima prepara seu primeiro vestibular. As inscrições devem ocorrer já na segunda quinzena deste mês e as provas, no dia 25. As aulas devem começar no início de agosto.
 
Boi na linha
O Pregão nº. 109/2006 da Comissão Permanente de Licitação do Governo do Estado foi declarado deserto em razão de não haver licitantes interessados em participar do certame.

Equívoco
Quando a chapa estava quente em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem ao exterior, tinha resposta pronta para explicar o fenômeno: "O que falta no Brasil é educação. Por falta dela, que já se arrasta há vários governos, é que está acontecendo tudo isso (o crescimento da bandidagem)".

Há controvérsia
Menos, Lula. Pelo que se sabe, Lula não estudou. Confunde em público "tatame" com "tapume". Até pouco tempo atrás falava "menas". Mesmo assim, com certeza, não se considera bandido. Existe muita gente que não estudou, ganha pouco, e nem por isso faz carreira no crime. Isso a grande imprensa não diz. 

Presídios Federais
O primeiro dos cinco presídios federais será inaugurado no dia 20 de junho, em Catanduvas, no Paraná. O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos explicou que as novas penitenciárias deverão funcionar como "estoque regulador" de presos altamente perigosos, promovendo um rodízio constante para desestruturar as facções.

Presídios VIP
Falando para uma platéia VIP no XVII Fórum Nacional, no BNDES, Rio, no dia 18 de maio, Bastos lamentou que os episódios funestos ocorridos em São Paulo tenham sido usados politicamente. E fez uma revelação que deixa qualquer um apalermado:
- Para esses presídios (federais) só irá VIP - Ah, bom!

Restrições
É lamentável que os novos presídios federais não possam abrigar presos como Fernandinho Beira-Mar e Marcos Willians Herbas Camacho, o "Marcola", criminosos comuns envolvidos com o crime organizado. Nenhum VIP. 

Gente importante
Os hóspedes devem ser, segundo Bastos, ex-ministros como José Dirceu, Antonio Palocci, Anderson Adauto; figurões do PT como Delúbio Soares, Silvinho Land Rover Pereira, Marcelo Sereno, José Genoino; deputados federais como José Janene, Roberto Jefferson, João Paulo Cunha, José Mentor; senadores como... Bom, não vai ter lugar para todo mundo mesmo... 

Corrigindo injustiça
O governo federal pretende corrigir injustiça que entra no quarto ano seguido. Pretende conceder reajuste a todos os servidores públicos, que desde o primeiro ano de gestão não sabem o que seja aumento de salário. Exceção para algumas categorias isoladas.

Urgência
O reajuste será encaminhado através de medidas provisórias, dado a urgência na aprovação. Os recursos já estão alocados no Orçamento/2006. Por conta da legislação eleitoral, as MPs devem entrar no Congresso até o dia 30 de junho.

Remição
A previsão é que serão beneficiados com os reajustes cerca de 1 milhão de servidores federais, incluindo os dos ex-territórios (Roraima, Rondônia, Amapá e Acre). Depois de três anos concedendo 0,01% de reajuste aos "barnabés", Lula quer se redimir neste de eleição. Os reajustes vão girar em torno de 30%, variando conforme a categoria. No Judiciário, a demanda é por 117%.

Canja de Galinha
Chiclete gruda no pé, mas falcatrua não gruda em Lula (não o marisco, é claro). Pelo sim, pelo não, bom evitar o clima do já ganhou. Vale também para a seleção do Parreira. Ou não?

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta