- 29 de outubro de 2024
Edersen Lima, Editor
Apoio
Fontes do Palácio Hélio Campos garantem que Ottomar Pinto já conversou com Lula sobre a importação de combustível da Venezuela para Roraima e teria recebido a promessa de que o governo federal apoiará a importação.
O trabalho de se trazer do país vizinho, a exemplo do que ocorre com a energia elétrica, foi promessa de campanha ao Senado, feita em 2002 pelo então candidato Neudo Campos. À frente da Secretaria de Relações Fronteiriças, no ano passado, Neudo iniciou as conversações sobre o assunto.
Resultados
Para uma secretaria de estado que serveria para acomodação política, a de Relações Fronteiriças tem saído melhor que a encomenda. Praticamente com orçamento zero, tem dado mais resultado que outras pastas que levam mais de 10% do orçamento do estado.
Time
Falta pouco para se formar o time de candidatos a deputado federal que apoiará Romero Jucá. Encabeça a lista a deputada Maria Helena, seguida por Édio Vieira, Jorge Barroso, Willians Tataíra e Osmar Sampaio. Este último, irmão do deputado Marcos da Byte.
Catitu
Com o coeficiente eleitoral em torno dos 25 mil votos, essa turma da nota acima vai ter que ralar muito. Não é à toa que Édio Vieira já fala em reeleição para a Assembléia Legislativa. É a tal coisa, catitu sozinho, fora da manada, tem medo de onça.
Jogo de paciência
Se Getúlio Cruz continuasse na base jucariana as chances de se eleger deputado federal tendo como companheiros o time acima seriam maiores, a não ser que, acostumado com os resultados das últimas quatro eleições, Getúlio esteja de olho no Senado em 2010 tendo o apoio de Haroldo Amoras, governador.
Favoritos
Os leitores que têm questionado a coluna sobre quem a gente arrisca que vencerá a eleição para o governo do estado, a resposta tem sido uma: Ottomar Pinto é favoritíssimo a vencer em Roraima. E Romero Jucá favoritíssimo de vencer aqui em Brasília, no TSE.
Primeira fase
Em outras palavras, Romero sabe muito bem das dificuldades de vencer Ottomar. Vai apostar no erro do adversário. Como Ottomar e sua turma são famosos pelos atropelos de campanha, Jucá registrará cada passo mal dado pelo governador e seus correligionários.
Nesta primeira fase da eleição, Romero estará envolvido mesmo é com a eleição de Teresa para o Senado.
Neutralizar
Nos cálculos de Jucá, na pior das hipóteses, ele perde mas Teresa se elege. E com dois senadores fazendo oposição, com uma bancada de deputados federais dispersa como tradicionalmente é, não tem governo de Roraima que suporte a neutralização que será imposta.
Só com Romero muitos recursos, como os para a BR-174 e Linhão de Guri, tiveram as suas liberações atrasadas imagine com dois Jucás?
Pra quê penalização?
O projeto que acaba com as cobranças de religamento do fornecimento de água talvez seja o mais realista projeto aprovado este ano na ALE. Se partirmos da premissa que ninguém deixa de pagar a conta da água porque quer e sim por falta de dinheiro, e por isso teve que amargar dias sem o fornecimento dela, é crueldade do governo ainda cobrar porque o fornecimento foi restabelecido. Ou seja, não pagou corta. Pagou, liga. Pra quê tanta penalização?
Em tempo o projeto aprovado na Assembléia é de autoria do deputado Raul Lima.
Bater chapa
E o PMDB de Roraima terá disputa na convenção partidária. O servidor público Jr. da Vanda recebeu ontem aval do presidente do partido Michel Temer, para bater chapa com o todo poderoso Romero Jucá.
Jr. da Vanda tem apoio da ala não governista do PMDB liderada pelo ex-governador do Rio, Antony Garotinho.
Juventude
Jr. da Vanda disse que é alternativa do PMDB não só da base não governista, mas de renovação. "Os nomes são os mesmos e só com mudanças poderemos abrir caminhos pra esse juventude que está aí pronta para trabalhar e servir no que for melhor para o estado".
Energia
Falando como candidato, Jr. da Vanda defendeu também alternativas próprias do estado para a produção e fornecimento de energia elétrica. "Temos o exemplo do gás boliviano. Não podemos ficar à mercê dos interesses da Venezuela que de uma hora para outra pode desligar a tomada".
Arco Norte
Ainda segundo Jr. da Vanda, no caso de ser candidato e eleito, dará prioridade à participação de Roraima no projeto Arco Norte para incentivos na produção agrícola. "Temos que deixar de ser apenas corredor para passarmos a produtor".
Fortes emoções
As chances de Jr. Da Vanda ser candidato ao governo são remotas. Romero Jucá controla metade do PMDB regional. Agora, se a secretária da Setrabes, Marluce Pinto, resolver apoiar Da Vanda, a convenção do PMDB pode reservar fortes emoções.
Linha direta
A telefonista da Folha de B. Vista já passa ligações telefônicas para o pré-candidato a vice, Haroldo Amoras, diretamente para ele.
Lição
Irritado com o sucesso e avanço da Última Hora, Assis Chatoubriand, o Chatô, escalou dois repórteres para ouvir políticos e demais donos de jornais e rádios sobre o que achavam do jornal de Samuel Wainer, crente que pubilicaria críticas contra o produto de desafeto.
Teve que suspender a pauta. Até Roberto Marinho, de O Globo, elogiou desde o formato à linha editorial adotada por Samuel Wainer na Última Hora, o jornal que implantou o lead e sub-lead na imprensa brasileira, o "aquario" onde o editor acompanhava toda a Redação e o tratamento dado à páginas de opinião e às fotos dos fatos.
NÃO OUVÍ, NÃO VÍ E NÃO FALO
O Vencer e a Tinrol apóiam esta coluna