- 29 de outubro de 2024
A decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Roraima em criar uma reserva extrativista que se estenderá de Roraima ao Amazonas, num total de 465 mil ha, sendo que 250 mil deles ficarão na região de Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco, não foi muito bem aceita pelo deputado Berinho Bantim (PSL).
Para ele o governo Federal até o momento não repassou as terras que de direito são do Estado e além disto, o governo Lula está saqueando as poucas terras que pertencem a Roraima dizendo que não está tomando e apenas criando dentro das terras do Estado uma reserva.
"Minha admiração maior não é do Ibama. É pelo governo Federal, pois temos que atribuir tudo que acontece com o problema fundiário em Roraima, temos que contabilizar negativamente ao governo Lula que tem agido desta maneira pelo fato do Estado ter um potencial eleitoral pequeno, como o presidente afirmou em algumas ocasiões que pouco importa o resultado eleitoral em Roraima", ressaltou o deputado.
Para Berinho o governo Lula está resolvendo junto com as ONGs além das pressões internacionais em cima filho pobre, do pobre Estado de Roraima que tem uma representatividade política a nível nacional, bastante pequena.
O parlamentar criticou a atuação dos senadores Romero Jucá e Augusto Botelho sobre os problemas fundiários do Estado. Para Berinho, o senador Botelho que mesmo fazendo oposição ao governo do Estado não tem se manifestado e mantido uma oposição para que essas interferências do governo Federal em relação à questão fundiária pudessem serem resolvidas.
Federais
"Além disso tem os oito deputados federais do Estado, que aqui em Roraima tem um discurso e a nível nacional apóiam o governo Federal. O governo Lula toma essas decisões e o pobre Estado de Roraima que se agonie nos seus últimos momentos de vida. Somos o único Estado da Federação que não teve suas terras repassadas pelo governo Federal como manda a Constituição", acrescentou o parlamentar.
O deputado ficou surpreso com a pesquisa eleitoral que se o presidente Lula fosse eleito hoje, ele teria mais cinqüenta por cento dos votos do povo de Roraima.
Segundo Bantim é preciso que a sociedade roraimense acorde, pois o governo Federal tem feito uma dilapidação no que possivelmente seriam terras de Roraima, mutilaram o Estado e continuam mutilando. Eles inviabilizaram e querem liquidar, acabar de uma vez por todas com o Estado de Roraima.
Desserviço
"É triste saber que o Ibama, um órgão federal, que atende as determinações da ministra Marina Silva, que presta um desserviço a essa Nação e toma mais uma vez o pouco que resta, o que poderia essas terras pertencer e não só ficar uma reserva extrativista, mais uma reserva que pudesse atender o desenvolvimento o Estado de Roraima", declarou o deputado Bantim.
O parlamentar defende que o governador do Estado Ottomar de Sousa Pinto (PSDB), entre com uma ação na Justiça para buscar o direito líquido e certo, exigindo que essa terra pertence ao Estado e que o Ibama está querendo lançar a mão.