00:00:00

OPINIÃO FORMADA

O sentimento de impunidade é grande. O TCU condenou por maioria absoluta a ex-prefeita Teresa Jucá por desvio de dinheiro público e notas fiscais frias da obra do hospital Santo Antônio, em maio de 2001. Até hoje a Justiça Federal não executou a decisão. O MPE e a Justiça Eleitoral sabem disso e tudo fica por isso mesmo.


Edersen Lima, Editor

Artilharia
Depois de mandar recado que "entupirá" o site
www.fontebrasil.com.br de processos judiciais, o governador Ottomar Pinto está contratando gente para fazer a sua defesa atacando veículos de comunicação que não rezem na sua cartilha.
Nos próximos dias, será lançado um jornal em Boa Vista com tal finalidade reeditando os saudosos tempos da eleição de 1994.

Imprensa marron
Nesse momento de urticária, será que o governador aceitaria os serviços de uma imprensa marron?

Falta a verdade
Os casos de Ottomar Pinto e Romero Jucá contra veículos de informação deveriam ser tratados com informação. O leitor agradeceria. Ocorre que ambos, ao invés de tomarem esse tipo de providência, preferem agir por meio da ameaças de processos judiciais. Deveriam sim explicar à sociedade sobre os assuntos e temas aqui veiculados que tanto lhes incomodam: o mal trato com o bem público.

Falta de opção
Não é à toa que boa parte do eleitorado roraimense não quer eleger nem Ottomar nem Jucá. O estilo reacionário, censural que gera desconfianças pesa-lhes os ombros.
Também, que reação pode-se esperar tendo como principais candidatos os mesmos de 16 anos atrás?

Promete
Otomar Pinto viaja na véspera da eleição de 2004 e deixa o seu candidato a prefeito sozinho na chuva. Demonstração de companheirismo maior, não existe. Romero Jucá, devedor do Basa, promete liberar financiamentos do FNO se for eleito. Realmente, esta eleição promete.

Vida fácil
Câmara e Senado vão estar de olho nos servidores que, a exemplo da assessora de imprensa de Romero Jucá, Fátima Rocha, que em 1998 se mandou para Boa Vista para trabalhar e faturar na campanha de Teresa Jucá ao governo, continuem ganhando sem dar expediente em Brasília.
Isso vale para todas as comissões permanentes, seja ela até a do Orçamento. As duas mesas diretoras e a grande imprensa aguardam por denúncias.

Aids
O Senador Augusto Botelho, do PDT/RR, embarca hoje para a cidade de New York - EUA, onde participa entre os dias 31.05 a 02.06, da Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre HIV/Aids. Apenas dois senadores brasileiros foram convidados para participar do evento.

UERR
A Universidade Estadual de Roraima concluiu mais uma etapa no calendário de audiências públicas em quatro municípios do interior do Estado. Foram visitados Pacaraima, Caroebe, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Rorainópolis. O objetivo é definir, com ampla participação da comunidade local, quais cursos serão oferecidos nessas cidades.
Em Pacaraima, os participantes levantaram a possibilidade de serem criados os cursos de Turismo e Comércio Exterior. Mas, de acordo, com o reitor Pro Tempore da UERR, Hamilton Gondim, é provável que sejam ofertados quatro cursos no município, sempre levando em consideração as decisões das demais cidades do Estado.

Sebrae
O Sebrae Roraima prorrogou para o dia 02 de junho o prazo final para inscrições do curso de design de móveis, que é voltado para arquitetos, designers e projetistas de moveis. O curso, que é gratuito, será realizado no período de 12 a 15 de junho e terá como instrutor o PhD em design, Dijon de Morais.
Para participar, os interessados terão que entregar currículo no Sebrae Roraima, na avenida Major Williams, ao responsável pelo projeto de Madeira e Móveis. As vagas são limitadas e caso haja um número superior ao de vagas disponíveis, será feita seleção de currículos.

Decide mais não executa
Sobre os tribunias de contas serem cortes judiciais ou administrativas ou mistas, vale lembrar que, as suas decisões fazem parte de um serviço auxiliar do Poder Legislativo e não lhes cabem executar tais decisões.
Ou seja, um TCE de um estado qualquer condena as contas de um governador também qualquer, mas a ALE qualquer não concorda e aprova as contas do tal governador qualquer. Chapéu(!) para o TCE qualquer.

Impunidade
Exemplo da nota acima, é o próprio TCU. Condenou por maioria absoluta a ex-prefeita Teresa Jucá por desvio de dinheiro público e notas fiscais frias da obra do hospital Santo Antônio, em maio de 2001. Até hoje a Justiça Federal não executou a decisão.
O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral em Roraima sabem disso. Aí fica o TCU com todo um trabalho empoeirado numa gaveta e o eleitor com sentimento nítido de impunidade.

Papillon
O fotógrafo e escritor Platão Arantes quer criar o museu do Papillon, personagem real de um do maiores bestsellers do mundo.
Tudo bem que Papillon tenha sido um fugitivo da Ilha do Diabo onde pagava pena por coisas não muito católicas.
Com certeza haverá quem proteste contra a homenagem a um ladrão. Mas ladrão por ladrão, Roraima tem muitos aí mais nocivos à sociedade e ainda pousando de éticos e honestos.

Simples
A Receita Federal alerta as micro e pequenas empresas do Simples que o prazo de entrega da Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica 2006, ano-base 2005, termina às 20 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira, amanhã (31). O documento só pode ser feito pela internet.
Dados atualizados até esta segunda-feira (29) mostram que pelo menos 900 mil empresas ainda não entregaram a declaração. Do total de 2,3 milhões de documentos esperados no prazo, apenas 1,4 milhão tinha sido entregue até hoje cedo.
Os programas para preenchimento e transmissão da declaração estão disponíveis no site
www.receita.fazenda.gov.br. A empresa que perder o prazo pagará multa de 2% ao mês sobre o montante do imposto informado na declaração, limitada a 20%.

Exemplo
Será que algum estudante de Comunicação Social consegue imaginar a cena:
Um Carlos Dornelles ou uma Délis Ortiz procurando a bancada governista e informar que está alí ouvindo suas opiniões a respeito das críticas que Lula vem recebendo da Veja, ou da Folha de S. Paulo ou de qualquer outro jornal? "Olha, a Veja (ou a Folha) está batendo no presidente e a gente tá querendo saber o que vocês acham disso.. ".
Mais profissional, impossível.

Destaque
A saúde pública e outros setores vão mal, mas vale destacar a ação do governo Ottomar Pinto no processo de estreitamente das relações com a Venezuela. Se levada adiante, a inciativa  criada pela Secretaria de Relações Fronteiriças só trará investimentos para o estado.

Previsão
No domingo o colega Francisco Espiridião fez o alerta aqui no site na coluna "Curtas, curtíssimas" sobre as chuvas que estão chegando em Roraima. Ontem, Boa Vista amanheceu debaixo d'água.

É compulsória
O TCE decidiu por conceder aposentadoria compulsória ao conselheiro Lauro Moreira, que completou 70 anos no sábado. Há 10 dias, porém, ele decidiu ingressar com pedido de aposentadoria por invalidez. Não deu certo.

 

O Vencer e a Tinrol apóiam esta coluna

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta