00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Mesa farta no aniversário do presidente do TRE, Robério Nunes dos Anjos. Muita comida, muita bebida e muitos políticos. Entre eles, os sérios e trabalhadores, os denunciados de corrupção, acusados desvio de dinheiro público, caloteiros de banco público, condenados da Justiça Federal, ou seja, vinhos da melhores safras.


Bananas
O Henfil é quem mais gostava de classificar o Brasil de "república das bananas". Tinha razão. O país roda, roda, engatinha enquanto tantos outros se desenvolvem, viram potencias econômicas e a gente aqui...
Para o fim de junho está prevista, segundo assessores do senador Romero Jucá, a visita do presidente Lula a Roraima. Lula foi o mais insensível e implacável dos governantes em relação aos anseios e necessidades do povo roraimense.
Mas deixa ele chegar aí pra vê ao seu lado, no mesmo palanque, os que protestaram pela homologação da Raposa Serra do Sol e companhia bela disputando quem será mais papagaio de pirata.
É o Henfil com a "republica das bananas", e o roraimense com a "dos bananas".

Claques
O povo roraimense deveria é se organizar e manifestar durante essa visita de Lula - caso ela ocorra, mesmo - todo o seu sentimento com o tratamento que o seu governo vem dispensando ao estado.
Uma claque para aplaudi-lo, com certeza, será providenciada.

Vinhos
Mesa farta no aniversário do presidente do TRE, Robério Nunes dos Anjos. Muita comida, muita bebida e muitos políticos. Entre eles, os sérios e trabalhadores, os denunciados de corrupção, os acusados desvio de dinheiro público, os caloteiros de banco público, os condenados da Justiça Federal, ou seja, vinhos variados de safras especiais.

Aposentadoria
Aposentadoria por invalidez deve ser respeitada quando o trabalhador tem, no mínimo, um certo e considerável tempo para prestar serviços. Conceder aposentadoria por invalidez a quem teria apenas mais uma semana de trabalho por causa da aposentadoria compulsória parece ser casuísmo.
Se compactuada pelos que decidem sobre isso, a coisa vira corporativismo. E o povo que banque isso.

Aposentadoria 2
O conselheiro aposentado compulsoriamente nesta segunda-feira, 29, Lauro Moreira, quer receber benefícios integrais por invalidez pedida na semana passada.

Aposentadoria 3
Pode ser impressão, mas algo de constrangimento tem sido passado pelo presidente do TCE, Manoel Dantas, sobre esse assunto da aposentadoria de Lauro Moreira.

Espiridião
Parceiro do site
www.fontebrasil.com.br, o jornalista Francisco Espiridião, assina desde ontem a coluna "Curta, curtíssimas", com assuntos gerais sobre a política e a economia.

Utopia
Em artigo assinado, o jornalista Fernando Héder Nogueira, conclama uma parceria entre o sindicato dos jornalistas e o TRE para um melhor trabalho de cobertura jornalística das eleições desse ano.
Tudo isso seria bastante profícuo caso o sindicato não estivesse até a tampa envolvido com essas eleições, a começar pelo presidente da entidade que tanto defende as candidaturas Romero e Teresa Jucá como ataca seus adversários.

Editorial
Editorial do Fontebrasil bate em tecla conhecida. Responsabiliza a Justiça - ou falta dela - pelo marasmo e falta de reação da sociedade com os políticos corruptos e impunes.

Força
Pra quem ainda duvida sobre a força do Poder Executivo, o governador Ottomar Pinto vai emplacar o advogado Netão Souto Maior como conselheiro do TCE na vaga aberta por Lauro Moreira e disputar a reeleição numa chapa pura do PSDB, tendo Haroldo Amoras como vice.
Detalhe: a vaga para o TCE cabe à Assembléia Legislativa indicar e na coligação majoritária com Ottomar, estão o PP, o PL e o PFL que não indicaram ninguém.

Força 2
Fazendo justiça, a força no caso da indicação de Haroldo Amoras é de Getúlio Cruz.

Reajustes
O governo federal promete anunciar esta semana os reajustes dos servidores. A notícia virá com atraso, quase duas semanas após a assinatura do decreto de programação orçamentária e a apenas um mês do prazo limite para conceder reajustes a servidores segundo a legislação eleitoral.
Para driblar o curto tempo até 30 de junho, o Ministério do Planejamento e a Casa Civil estudam a edição de Medida Provisória. A expectativa é que contemplem 30 acordos fechados em 2005 e ainda não cumpridos, causando revolta entre os servidores. O governo dispõe de R$ 5,1 bilhões no Orçamento, mas ninguém tem certeza de que será contemplado. A desconfiança virou rotina nas negociações depois que promessas feitas em 2004 e 2005 não foram cumpridas.
Enquanto isso, os servidores mantêm as greves e tentam ganhar visibilidade.

Vencer
Matéria de capa do Correio Braziliense de hoje, 29, informa que houve uma época em que se ouvia falar bastante de cursinhos comunitários em Brasília. Quando não eram totalmente gratuitos, cobravam mensalidades simbólicas. Agora, os gratuitos estão praticamente extintos. Poucos ainda funcionam aqui ou acolá. E não atendem a muitos estudantes.
Apesar do cenário, eles têm uma importância fundamental para quem os freqüenta. Sem o apoio desses pré-vestibulares, o sonho de chegar ao ensino superior para inúmeros jovens de baixa renda seria quase impossível.

Vencer 2
Em Roraima, o Vencer, curso pré-vestibular que atende com mensalidades bem abaixo do mercado, já aprovou mais de cinco mil estudantes de baixa renda no vestibular da UFRR e nos concursos públicos do estado.

 

O Vencer e a Tinrol apóiam esta coluna

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta