00:00:00

Curtas, curtíssimas - Por Francisco Espiridião

A época de chuva em Boa Vista está apenas começando e já se tem uma prévia do que será o grosso do inverno. Falta saneamento básico tanto quanto nos anos anteriores. A periferia já está gritando. Bairros centrais, também. Mesmo com chuva fina.


Descaso
A época de chuva em Boa Vista está apenas começando e já se tem uma prévia do que será o grosso do inverno. Falta saneamento básico tanto quanto nos anos anteriores. A periferia já está gritando. Bairros centrais, também. Mesmo com chuva fina.

Sorte grande
Começa a disputa pela indicação para preenchimento da vaga a ser deixada pelo conselheiro Lauro Moreira, no TCE. Deve se aposentar em breve. Cabe à Assembléia Legislativa indicar o felizardo que vai se aboletar no cobiçado cargo vitalício.

Adeus, Roraima
A Brancocel - Indústria de Papel e Celulose desistiu de Roraima, deixando para trás uma floresta de Acácia mangium subdividida por vários pontos do estado. Expectativa de centenas de novos empregos por água abaixo, resta a indústria do mel, que vai de vento em popa.

Dólares voando
Inicialmente, o projeto previa investimentos da ordem de 330 milhões de dólares. Para viabilizá-lo, o governo chegou a criar, através da Assembléia Legislativa, a Comercializadora Roraimense de Energia Elétrica (CREE), para fornecer energia subsidiada. Faltou competência?
 
Celulares
Em temporada de caça ao celular nas mãos de presidiários, orelhão instalado dentro de cadeias e penitenciárias não é privilégio de Roraima. Vários estados sofrem da mesma doença. 

Boa notícia
Quem visitou a Feira do Passarão neste fim-de-semana, se deu bem. Alguns produtos sofreram baixas consideráveis nos preços em relação ao fim-de-semana passado. Cebola, batata e até a farinha (litro) foram alguns dos que ficaram mais baratos. Menos mal.


Bom saber
Um total de pouco mais de 2,3 milhões de reais roubados dos cofres públicos de São Paulo durante a gestão Pita/Maluf, depositado em contas no exterior, foi repatriado por obra e graça do Ministério Público Federal, depois de quase cinco anos de busca.

Falta explicar
Não dá para entender: existe o cadáver e autoria do crime definida. O caso esclarecido. Os criminosos têm nome. Celso Pita e Paulo Maluf, ex-prefeitos de São Paulo. Desviaram nada menos que 250 milhões de reais das obras da Avenida Água Espraiada. Então, por que ainda estão soltos? 

Sanguessugas
O TRF - 1.ª Região mandou soltar. O STJ mandou prender de novo. As 24 horas de intervalo entre uma e outra decisão permitiu a fuga de pelo menos metade dos 44 acusados enrolados com a compra de ambulâncias superfaturadas, o conhecido "caso dos sanguessugas".

Responsabilidade
Entre os sanguessugas foragidos, está o principal deles, o ex-deputado Ronivon Santiago. Não é por nada, não, mas parece de bom tom que alguém ficasse preso em seu lugar. Quem, eu não sei.

Boca aberta
Que houve negociação para pôr fim à carnificina comandada pelo PCC, em São Paulo, isso todo mundo sabia. Não precisava ocorrer desagregação na cúpula da Segurança Pública. Nagashi Furukawa deu bola fora. 

Bola Fora
O encontro do ministro Márcio Thomaz Bastos com o banqueiro Daniel Dantas, semana passada, ainda não está explicado. Dantas acusa não só Bastos, mas várias autoridades do governo, incluindo o presidente Lula, de manterem contas clandestinas em paraíso fiscal (no exterior).

E-mail: [email protected]

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta