- 29 de outubro de 2024
Dinamismo e cadência
Assessores do governador Ottomar Pinto estão procurando alguém que o alerte sobre a necessidade dele e do grupo terem um candidato a vice que some dinamismo com boa circulação na base aliada. Como as campanhas eleitorais não são mais aquelas de 10 anos atrás que exigiam menos velocidade e mobilidade dos candidatos, a indicação de um nome que compense o ritmo mais "cadenciado" de Ottomar é tudo o que os seus auxiliares desejam.
By passe
Na articulação em torno do candidato a vice de Ottomar Pinto, o PFL, com seus cinco minutos de horário eleitoral gratuito e principal aliado do PSDB na esfera nacional, parece que vai passar o processo de composição partidária para indicação do vice sem ser ouvido e nem cheirado por Ottomar Pinto.
Nomes não faltam à sigla, como o deputado Chico Rodrigues, o empresário Carola Queiroz, o ex-prefeito Júlio Martins e outros.
Democrático
Na avaliação de Ottomar Pinto, composição partidária somando para a sua eleição até que se discute. Mas o nome do vice "é escolha minha", tem respondido ele de maneira peculiarmente democrática como todos em Roraima conhecem.
Justiça
A Justiça do Trabalho promoveu acordo entre o BrasilNorte e o jornalista Francisco Espiridião. Vai pagar em juízo os salários atrasados e direitos trabalhistas.
Chamado para dar apoio ao colega, o presidente do sindicato dos jornalistas, Humberto Silva, fez vista grossa e ouvidos moucos. Não compareceu em nenhuma audiência marcada para se solucionar o caso.
Rei morto, rei posto
É a vida como ela é. Há exatos quatro anos atrás o ex-governador Flamarion Portela era cantado em verso e prosa pela imprensa e por dois terços dos políticos como o "salvador da pátria", aquele que promoveria a virada espetacular na vida dos roraimenses, o melhor homem sobre a terra.
Hoje, ninguém nem lembra disso.
Rei morto, rei posto 2
O próprio Ottomar Pinto amargou um bom tempo de desprezo por parte da turma que hoje lhe faz a corte.
Acompanhamento
De olho no terceiro turno, no TSE, equipe de Romero Jucá, especialista no assunto, tem acompanhado todos os passos de Ottomar Pinto gravando e registrando todas as suas ações, gestos e principalmente, declarações.
"Ele(Ottomar) não é de ferro. Numa dessas andanças a gente pega algo(comprometedor)", assegura um correligionário do senador.
Corpo mole
Falando em Romero Jucá, já que é a favor da importação de combustível da Venezuela, deveria não fazer corpo mole como fez no caso da importação da energia de Guri, onde não moveu uma palha para que a taxa que o consumidor paga hoje fosse menor do que a que é cobrada pela Eletronorte, empresa que o senador exerce forte influência.
A estatal paga ao governo venezuelano menos da metade do valor que cobra do consumidor roraimense e Jucá sabe disso.
Madrasta
Em tempo, a energia de Guri adquirida no governo Neudo Campos acabou com o sofrimento de décadas com os infernais racionamentos de energia elétrica que tanto atrasaram a vida do roraimense. Porém, a Eletronorte tem sido "madrasta" do consumidor.
Vôos internacionais
Uma sugestão do deputado Chico Rodrigues acatada pela agência de aviação civil vai baratear os vôos de cidadãos brasileiros e americanos que moram e viajam a turismo na/para a Amazônia.
A partir de março do ano quem empresas de aviação terão vôos decolando e chegando no aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus.
Deleite
Vale a pena ler o ensaio "Inveja", de Aroldo Pinheiro. Pra quem teve infância é um deleite fazer a comparação do hoje e do ontem.
Declaração
Os dados dos candidatos ficarão à disposição dos eleitores a partir dessas eleições, inclusive as declarações patrimoniais. Até hoje, os políticos entregavam parte da documentação em papel. A consulta era difícil, quando não impossível, para o eleitor comum. Agora, em 5 de julho, quando registrarem suas candidaturas, os políticos informarão seus dados pessoais em um formulário eletrônico -o que já ocorreu parcialmente em eleições passadas. A maior novidade será a extensão dessa obrigação também para a declaração de bens. Pela primeira vez em décadas será possível consultar esse vasto acervo de maneira ampla e facilitada.
Declaração 2
Muitos argumentam que os políticos omitem seus bens nas suas declarações de patrimônio. Pode ser. Mas agora os eventuais sonegadores ficarão expostos à luz do Sol. O eleitor poderá observar se determinado candidato declara ter um simples Fusca, mas circula em um Mercedes. Para os que julgam essa exigência um exagero, registre-se que, no Japão, parte dos políticos está obrigada a divulgar também a lista de bens que estão em nome dos filhos e do cônjuge -anualmente, e não apenas ao se candidatarem a um cargo público.
Transparência
Um dia se chegará à transparência total e casos como o da prefeita Teresa Jucá que no ano passado efetuou depósitos de R$ 236 mil da sua conta particular para a conta da empresa do enteado Rodriguinho Jucá, serão ou terão que ser explicados. Coisa que ela não fez.
Faculdade de graça
Começam hoje as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni). Às 11h, o ministro da Educação, Fernando Haddad, divulga o número de bolsas. São benefícios integrais ou parciais (50% de desconto na mensalidade) destinados a estudantes cuja renda familiar por pessoa não ultrapasse três salários mínimos.
Padre bebum
O polêmico padre José Pinto, afastado da Igreja Católica por realizar missas com a inserção de danças do candomblé em Salvador (BA), continua sua peregrinação entre as práticas sagradas e profanas. Na madrugada de sábado, após uma noitada na boate gay OFF Club e o dia tomando cerveja com amigos, teve que ser levado a um hospital, após ter apagado. Amigos do religioso contaram que ele estava com a intenção de experimentar o outro lado.