- 29 de outubro de 2024
A proteção da Amazônia é um principal item dos debates da X Conferência da Unale, que está acontecendo em Manaus (AM). O deputado Raul Lima (PMDB) criticou o governo brasileiros por não defender com empenho a soberania sobre à região.
Para o peemedebista, o Brasil está cedendo cada vez espaço aos grupos estrangeiros que tentam interferir sobre o que deve ou não ser feito na Amazônia. "A tendência, caso a postura do governo não mude, é a perda parcial da soberania".
Raul Lima elogiou a palestra do deputado Mecias de Jesus (PL), presidente da Assembléia de Roraima, sobre a indefinição fundiária, incluindo a falta de autonomia do Estado sobre a sua base territorial e a crescente ampliação de reservas indígenas.
Ambos apontaram as riquezas minerais como principais atrativos das ONGs, que usam o discurso demagogo de defesa dos interesses indígenas. "Isso é provado com a sobreposição das áreas demarcadas com as reservas de minérios", disse Raul.
O pensamento dos deputados está dentro da realidade, segundo o general Cláudio Figueiredo, ex-comandante Militar da Amazônia, para quem o governo brasileiro tem reduzido a cada dia o poder na região diante da interferência das ONGs.