00:00:00

Interior - Governo combaterá dengue e malária

O Governo de Roraima já adquiriu quase mil itens de equipamentos de proteção individual (EPI) para ajudar os municípios no controle da Dengue e da Malária. Os materiais foram entregues aos representantes dos municípios nesta terça-feira (16), na sede da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), e serão utilizados pelos agentes de endemias nos 15 municípios de Roraima.


Por Edileuson Almeida/Sesau

Boa Vista - O Governo de Roraima já adquiriu quase mil itens de equipamentos de proteção individual (EPI) para ajudar os municípios no controle da Dengue e da Malária. Os materiais foram entregues aos representantes dos municípios nesta terça-feira (16), na sede da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), e serão utilizados pelos agentes de endemias nos 15 municípios de Roraima. O governador Ottomar Pinto e a secretária de Saúde, Eugênia Glaucy, participaram da solenidade.

Para o combate e controle da Dengue e da Malária o governo entregou 918 itens (85 borrifadores, 19 nebulizadores, 94 macacões, 94 pares de botas, 94 capacetes, 105 óculos, 110 máscaras, 110 pares de luvas, 56 bolsas de lona, 144 filtros e 73 bombas manuais).

Segundo a secretária de Saúde, Eugênia Glaucy, mesmo sendo papel dos municípios a responsabilidade de controlar e combater a Dengue e a Malária, "o governo estadual tem buscado contribuir de forma ativa com os governos municipais no desenvolvimento de ações que possam reduzir drasticamente os males causados por essas doenças que assolam uma parte importante da população roraimense".

Só em 2006, já foram registrados 186 casos de dengue (primeiro trimestre) e 7.076 casos de malária. "Uma atuação mais eficaz dos municípios é indispensável para evitar que essas endemias continuem registrando índices alarmantes", observa, acrescentando que, em comparação com o mesmo período de 2005, houve uma redução de 50% no número de casos de malária. No caso da Dengue, no primeiro trimestre de 2005, foram notificados quase dois mil casos. "É importante observar que este período é favorável à endemia de dengue, o que exige uma atuação mais eficaz no controle e combate à doença".

O governador Ottomar Pinto lamentou que a malária continua fazendo muitas vitimas em Roraima, "é uma doença que em longo prazo incapacita muitos cidadãos, por isso devemos decretar tolerância zero à malária".

Segundo o governador essa é uma importante colaboração do governo estadual para as prefeituras. "Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, o que demonstra o comprometimento do Estado em ajudar os municípios na luta contra essas doenças", destacou.

Vigilância Epidemiológica
Ainda nesta terça-feira (16), a secretária de Saúde, Eugênia Glaucy, recebeu diversos equipamentos da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária para o serviço estadual de vigilância epidemiológica. Os municípios também foram beneficiados.

Para a Secretaria Estadual de Saúde foram entregues duas kombis, duas pick-up S-10, sete microscópios bacteriológicos, oito microscópios entomológicos, 24 termômetros, um grupo gerador, dois computadores, quatro autoclaves e uma estufa bacteriológica.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta