- 29 de outubro de 2024
O Senador Mozarildo Cavalcanti esteve com o Governador Ottomar Pinto na Venezuela onde participou de reuniões com a Câmara Brasileiro-Venezuelana de Comércio, com o Governador do Estado venezuelano de Bolívar - que faz fronteira com Roraima - e com Ministros e Órgãos venezuelanos para discutirem medidas que promovam o desenvolvimento das duas fronteiras.
Após essas reuniões, Mozarildo e Ottomar entregaram um documento ao presidente venezuelano Hugo Chavez que se comprometeu em atender o que for relativo à Venezuela. Chavez também prometeu manter conversas com o presidente Lula para tentar implementar medidas que aumentem o relacionamento entre os dois países como a questão da venda de combustível mais barato para Roraima.
De volta ao Brasil, mais ainda no intuito de ampliar as relações entre os dois países, Mozarildo e Ottomar se encontraram com o Ministro das Minas e Energia, Silas Rondeaux e com o Ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos. Mozarildo registrou nessa quinta-feira em discurso no plenário que o governo venezuelano está demonstrando muita disposição para implantar as reivindicações e que agora cabe ao governo brasileiro fazer sua parte.
Os principais pontos do documento entregue por Mozarildo e Ottomar ao presidente Hugo Chavez são:
· Fornecimento de combustível para Roraima pelo estado venezuelano de Bolívar para que a população possa comprar em Roraima um combustível mais barato;
· Que o gasoduto Venezuela-Argentina passe por Roraima - ao longo da BR 174 e assim possa gerar empregos e renda para o nosso estado;
· Linhas Aéreas que liguem Boa Vista com o sul da Venezuela (Puerto Hordaz);
· Fornecimento de insulmos agrícolas, especialmente calcário e fósforo;
· Maior facilidade no trânsito de pessoas e cargas entre as duas fronteiras;
· Instalação de um Porto Seco em Boa Vista;
· Integração nas áreas de Turismo, Agropecuária, Desporto, Meio Ambiente, Saúde, dentre outros.