00:00:00

Polícia Civil deflagra operação para coibir crime ambiental

Uma operação denominada "Período de Defeso" foi deflagrada na noite de ontem em vários pontos distintos envolvendo a Polícia Civil e Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. Foram apreendidos dois caminhões carregados de madeiras, material para pesca e uma orquídea. A operação foi coordenada pelo Delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Kennedy Cavalcante Machado.


Uma operação denominada "Período de Defeso" foi deflagrada na noite de ontem em vários pontos distintos envolvendo a Polícia Civil e Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. Foram apreendidos dois caminhões carregados de madeiras, material para pesca e uma orquídea.

A operação foi coordenada pelo Delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Kennedy Cavalcante Machado e envolveu o Departamento de Polícia Especializada, DPE, o Departamento de Operações Especiais, DOPES, o Núcleo de Proteção a Infância e Juventude e Delegacia de Defesa da Infância e Juventude, além dos fiscais da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental.

A operação foi deflagrada na Ponte dos Macuxis, no Posto Fiscal Serra Grande, na RR-205 com Anel Viário e uma fiscalização móvel que percorreu os municípios de Boa Vista e Cantá.

De acordo com o delegado Kennedy Machado, a equipe do DOPES fincou sua base de ação na RR-205 com o Anel Viário, tendo sido comandada pelos delegados Daniel Ferreira Dias e Paulo Henrique Tomás. Neste local foram efetuadas inúmeras abordagens de veículos.

Na Ponte dos Macuxis foi apreendida uma tarrafa, cinco redes de pesca, uma orquídea e retido um veículo para verificação de documentos, que foi liberado em seguida.

No Posto Fiscal do Serra Grande foi retido um veículo para verificação de documentos, que por sua vez foi encaminhado ao 1º DP e liberado posteriormente.

O delegado Kennedy ficou coordenando às unidades móveis. O delegado explicou que no município do Cantá, após a abordagem de um extrator de madeiras, descobriu-se que havia caminhões de madeiras transitando na RR-170.

Houve a abordagem de dez caminhões carregados de madeiras e destes dois estavam irregulares. A ATPF - Autorização de Transporte de Produto Florestal, de uma estava rasurada e a outra em branco e sem data preenchida, em desacordo com as normas do IBAMA.

"Na rodovia em que se encontravam os caminhões chovia bastante durante a madrugada. Houve a abordagem aos caminhões e dois deles, carregados de madeira, foram apreendidos. A madeira, um total aproximado de 34 metros cúbicos, foi apreendida pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. Os motoristas vão responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, pela infração ambiental, além da multa", disse o delegado.

Para o delegado, o trabalho alcançou seu objetivo. "A finalidade deste trabalho é prevenção e repressão aos crimes ambientais. É bom alertar que a Polícia Civil, sempre realizará essas operações conjuntas, inopinadas, com fins de prevenir e reprimir infrações ambientais e outros ilícitos, com a finalidade de cumprir a legislação e a segurança da sociedade", avaliou o delegado.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta