- 29 de outubro de 2024
Brasília - A Câmara dos Deputados comemorou o Dia do Índio com a exposição "A arte do cotidiano de Roraima". Cerca de 80 peças, entre fotos, ceramicas, cestas e adornos compõem o mostuário da exposição coordenada pela deputada Suely Campos.
As peças, em sua maioria pertencente ao acervo do Museu Integrado de Roraima, são originários da etinais Inagricó, Wai-Wai, Yekuana de Auaris, Taurepang e Macuxi. As fotos, produzidas por Jorge Macedo, retratam parte do cotidiano Ianomami e de outras etnias.
"É uma oportunidade(exposição) ímpar para a culrura indígena de Roraima apresentar parte de sua cultura, traduzida nos utensílios e instrumentos usados no seu cotidiano. São peças de grande beleza de uma cultura que temos orgulho em preservar", comentou Suely Campos.
Esperamos que esta iniciativa seja capaz de contribuir para que possamos mostrar o estado de Roraima com toda as suas particularidades e diversidades e também para torná-lo cada vez mais conhecido no país tao rico em manifestações culturais", salientou.
Na tribuna da Câmara, Suely Campos ressaltou as ricas contribuições e manifestações culturais com essa valiosa exposição e destacou a presença da indía Lígia Raposo, "que detém a técnica de fazer panelas de barro e que hoje sobrevive da produção desses artesanatos e que tem alta sustentabilidade com relação ao artesanato indígena".
Roraima tem sido exemplo no que diz respeito a cuidar dos seus índios, a ministrar políticas para desenvolver suas comunidades indígenas