- 29 de outubro de 2024
Cara de pau
Romero Jucá abusa da cara de pau. Manda, agora, os roraimenses esquecerem o passado (homologação da Raposa/Serra do Sol, processo que ele lavou as mãos), e olharem para o futuro (ele governador e Teresa senadora). Pode?
Preocupação maior
O deputado Luciano Castro tem demonstrado estar mais preocupado com as votações no Congresso e com a acomdoação da base do PL, partido do qual é líder na Cãmara, do que propriamente o cargo de vice governador na chapa de Ottomar Pinto.
Sim é não
Quando político diz não, provavelmente que dizer, sim. O presidente da ALE, Mecia de Jesus, disse à folha de B. Vista que não pena em ser candidato a vice.
Vantagem
Caso Luciano Castro decida por concorrer à reeleição, o PL já articula dois nomes: Mecias de Jesus ( que disse que não pensa nisso) e Chico Guerra.
Guerrinha leva certa vantagem por ser aliado histórico de Ottomar, por ser do PL e por ser filho da terra.
Deu Pillon
O ex-governador Neudo Campos bateu o pé e emplacou Sérgio Pillon como seu substituto na Secretaria de Assuntos Fronteiriços do governo Ottomar Pinto. O ex-prefeito Barac Bento que contava com apoio de grupo formado por filhos da terra passou batido.
O nome de Sérgio Pillon como novo secretário de Ottomar foi anunciado semana passada pela coluna.
É do Neudo
A indicação de Sérgio Pillon feita por Neudo Campos mostra que o ex-governador está forte dentro do governo. O próprio Ottomar Pinto informou à imprensa que a escolha do seu substituto na Secretaria de Assuntos Fronteiriços era de Neudo.
A bem da verdade, a pasta atendeu acomodação do ex-governador para formação de aliança política entre o PP e Palácio Hélio Campos.
UFRR/Especialização em Educação Infantil
O Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) seleciona candidatos para seu curso de especialização em educação infantil. As inscrições acontecem de 24 de abril a 12 de maio.
São ofertadas 40 vagas sendo quatro destinadas a alunos carentes, técnicos administrativos ou professores auxiliares da UFRR. Eles podem pedir isenção de pagamento de mensalidade no dia 24 de maio. Em caso de aprovação, os alunos com estes perfis fazem o curso gratuitamente.
Maiores informações no edital disponível em www.ufrr.br/modules/Downloads/categoria32/arquivo255 ou através do telefone (95) 3621-3156.
Okamoto
O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL-RJ), divulgou ontem, num boletim pessoal que distribui pela internet, que Paulo Okamotto, ex-tesoureiro do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva e atual presidente do Sebrae, teria usado três contas bancárias para dar "presentes à família do Lula". Maia alegou, no boletim, ter obtido a informação de "um repórter distraído" que teria acidentalmente gravado uma conversa de Okamotto ao telefone.
Sigilo
A juíza titular da 10ª Vara da Justiça Federal, Maria de Fátima de Paula Pessoa Costa, acatou pedido do Ministério Público Federal e expediu mandado de busca e apreensão na Receita Federal para averiguar se houve violação do sigilo fiscal do caseiro Francenildo dos Santos Costa, segundo a Folha apurou.
O Ministério Público suspeita que a operação para a violação do sigilo bancário de Francenildo na Caixa Econômica Federal, episódio que resultou na demissão do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso tenha começado na rede de computadores da Receita.
Imposto de Renda
A dez dias do prazo final de entrega, 28 de abril, 21 mil de contribuintes ainda não fizeram a sua declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006 (ano-base 2005). Isso porque até as 08:47 horas de hoje (19 de Abril) a Receita Federal tinha recebido 19.110 mil de declarações do IR, o equivalente a 46,6% do total esperado de 41 mil de documentos.
"O brasileiro mais uma vez deixou para cumprir sua obrigação no último momento. E quem deixa para fazer a declaração no limite do prazo poderá ter dificuldades para a entrega, com congestionamento devido à sobrecarga dos servidores, pois é no prazo final que aumenta o número de declarantes", adverte Omar Rubim, delegado da Receita Federal em Boa Vista.
Este ano quem atrasar a entrega receberá uma notificação de multa no momento em que for enviar a declaração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Devem declarar todos aqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 13.968,00 em 2005. A declaração pode ser feita pela internet na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), em disquete ou em formulário de papel.
Júnior Brasil
A coluna publica abaixo notas do colunista Jr. Brasil, veiculadas na sua página de hoje:
DEBOCHE
A propaganda política que o senador ROMERO JUCÁ vem veiculando nas rádios da cidade sobre esquecer o passado para poder se voltar para o futuro, aludindo a questão da demarcação das terras indígenas e da expulsão dos não-índios das reservas é um tiro no pé...
***
Para quem sabe da omissão do senador -que não moveu uma palha para solucionar a questão quando na condição de homem forte da Funai, líder do governo no Senado e até como ministro, soa com um lamentável deboche...
***
E até mesmo como uma agressão aos sentimentos das famílias que estão sendo expulsas de suas terras, de suas vidas, de seu passado.
DEBOCHE II
A propaganda política do senador esquece que, para se consolidar um futuro promissor é preciso que se tenham alicerces plantados num passado...
***
E não é esquecendo ou atropelando o passado (costumes, tradição, pioneirismo, cultura, etc...) que se faz um futuro sadio.
***
Talvez para o senador seja muito fácil apagar o passado... Para o povo de Roraima o passado ainda é o que lhe resta de identidade, não cabe numa gaveta do MPE: o passado do roraimense é do tamanho do estado, incluindo as terras usurpadas. Não fosse este passado, de pioneirismo, de sacrifícios, de dedicação, o estado não existiria.